Retenção de talentos: um estudo de caso na Softplan/Poligraph
Show full item record
Title:
|
Retenção de talentos: um estudo de caso na Softplan/Poligraph |
Author:
|
Takeda, Roberta
|
Abstract:
|
Atualmente, uma das mais importantes preocupações que as organizações enfrentam diz respeito a manter o seu capital humano, conquistando sua lealdade e despertando a produtividade e a criatividade; especialmente na era do conhecimento, na qual o principal detentor deste patrimônio é o colaborador. Cabe à administração de recursos humanos exercer seu papel estrategicamente, de maneira que a retenção de pessoas não se torne um problema. Neste contexto, o presente estudo tem por objetivo analisar a percepção dos funcionários de uma empresa de tecnologia da informação de Florianópolis, a Softplan/Poligraph, com relação às práticas de retenção de talentos utilizadas. Quanto à metodologia, a pesquisa pode ser classificada como aplicada, descritiva, bibliográfica, estudo de caso, ex-post facto e quantitativa. O levantamento bibliográfico foi realizado basicamente acerca dos temas administração de recursos humanos, gestão de pessoas e retenção de talentos. Os dados analisados foram obtidos por meio de entrevistas, observação e aplicação de questionário via internet. Uma amostra foi calculada para que representasse a população de colaboradores da empresa. Os principais resultados obtidos demonstraram a satisfação dos colaboradores quando questionados sobre as práticas de remuneração, os benefícios oferecidos, o papel da liderança, o reconhecimento pelo trabalho, as oportunidades de crescimento e desenvolvimento, e a qualidade de vida no trabalho. De maneira geral, a maioria dos colaboradores concorda com as boas práticas de retenção de talentos utilizadas pela empresa. |
Description:
|
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/119797
|
Date:
|
2009 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar