Análise da Gestão de Universisdade Corporativa (GESUC)
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
en |
dc.contributor.advisor |
Dalmau, Marcos Baptista Lopez |
en |
dc.contributor.author |
Michelan, Luciano Sérgio |
en |
dc.date.accessioned |
2014-07-02T20:37:04Z |
|
dc.date.available |
2014-07-02T20:37:04Z |
|
dc.date.issued |
2009 |
en |
dc.identifier.other |
290347 |
en |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/119756 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração. |
en |
dc.description.abstract |
Na busca pela competitividade as organizações têm adotado as mais diversas formas de iniciativa para se destacarem frente aos concorrentes e conquistarem desempenho superior no mercado, recentemente o desempenho superior está inexoravelmente atrelado às ações educacionais infringida sobre as pessoas. Diante disto, buscou-se como objetivo geral da presente monografia Analisar a Gestão da Universidade Corporativa na Tivit. A fim de operacionalizar este objetivo detalhou-se os seguintes objetivos específicos: identificar como está estruturada a Universidade Corporativa; elaborar uma ferramenta de diagnóstico de Gestão de Universidade Corporativa; analisar como se dá a Gestão da Universidade Corporativa; e propor ajustes e melhorias, caso necessário. Para realizar tal estudo adotou-se como metodologia uma classificada como descritiva, bibliográfica, documental e de estudo de caso, tendo como abordagem um estudo aplicado e qualitativo. Quanto à técnica de coleta de dados primários optou-se pelo questionário estruturado e uma entrevista não estruturada por telefone, por outro lado, para os dados secundários foram coletadas informações tanto em meio físico como digital, sejam em teses, dissertações, artigos, sites e informativos. No que diz respeito à Universidade Corporativa (UC) as análises centraram-se: nos pressupostos conceituais do surgimento de UC; no histórico da UCs; nas características de UC; nas definições e conceitos da UC; bem como os estágios e classificação da UC. No que tange a Gestão da Universidade Corporativa (GESUC) buscou-se cinco perspectivas funcionais de análise: infra-estrutura física e tecnológica; subsistemas de gestão de pessoas; processos de formação de pessoas; estratégia de atuação da UC, tanto interna como de relação com o meio; e finanças, para controle dos resultados das ações educacionais. Como resultados do estudo verificaram-se que organização adotou uma Universidade Corporativa (UC) de fato, mas que ainda necessita realizar melhorias em sua GESUC, especialmente no que diz respeito ao relacionamento com o mercado e seus stakeholder, além disso, propõe-se uma análise de viabilidade para realizar o curso na modalidade a distância ou semi-presencial visando aumentar o número de pessoas atendidas pela UC. Ambas as propostas com a finalidade de diminuir custos operacionais relativos aos processos de ensino. Por fim, ainda propõe-se estudos específicos para melhorar a gestão do conhecimento, especialmente para armazenagem e disseminação do conhecimento gerado no interior da UC da Tivit. |
en |
dc.publisher |
Florianópolis |
en |
dc.subject.classification |
Administração |
en |
dc.subject.classification |
Organização |
en |
dc.subject.classification |
Universidade |
en |
dc.title |
Análise da Gestão de Universisdade Corporativa (GESUC) |
en |
dc.type |
TCC (graduação) |
en |
Files in this item
There are no files associated with this item.
|
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar