Logística de transportes: estudo da importância do serviço de encomendas da Auto Viação Catarinense

DSpace Repository

A- A A+

Logística de transportes: estudo da importância do serviço de encomendas da Auto Viação Catarinense

Show full item record

Title: Logística de transportes: estudo da importância do serviço de encomendas da Auto Viação Catarinense
Author: Turnes, Nicolli Carla Back
Abstract: O presente trabalho foi desenvolvido com a finalidade de verificar a importância da logística do transporte de encomendas em ônibus de passageiros. Para responder o problema de pesquisa, cinco objetivos específicos foram traçados: analisar a relevância do transporte de encomendas diante do transporte de passageiros na empresa; verificar o desempenho da atividade em relação aos demais concorrentes de transporte rodoviário na região de atuação; compreender como são definidas as localidades atendidas pelo transporte de encomendas; identificar a existência, e como é feita, a diferenciação no serviço entre clientes e analisar como é feita a definição de prioridade nos prazos de entrega. Inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica para contextualizar e fundamentar teoricamente administração de materiais, logística de transportes, seus modais e a legislação que norteia o assunto. Aceitos esses pressupostos, iniciou-se a aplicação da pesquisa, que é caracterizada como qualitativa, utilizando-se do método do estudo de caso, cuja coleta de dados foi realizada através de entrevistas semi-estruturadas, observação direta e análise documental. Foram entrevistados 5 (cinco) funcionários específicos da Catarinense Express, no período de Abril a Junho de 2009, para que a descrição do processo de recebimento e entrega das encomendas realizadas basicamente de rodoviária a rodoviária, bem como para coletar dados necessários para a análise de melhor aproveitamento do espaço e segurança dos clientes. Pode-se observar neste estudo que o processo é uma atividade secundária da empresa, devido as legislações e regulamentações que deixam a desejar e também por não ser o foco da empresa. Em relação à análise dos clientes constatou-se que são formados por muitas empresas de porte Consideráveis, com encomendas frequentes e também muitas encomendas de pessoas físicas, não tendo uma frequência monitorada
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Economico, Curso de Administração.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/119734
Date: 2009


Files in this item

Files Size Format View
284822.pdf 339.0Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar