Análise da importância do marketing social para a sustentabilidade do processo de reciclagem de óleo de cozinha em Florianópolis: um estudo de caso do Programa Reóleo
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Title:
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Análise da importância do marketing social para a sustentabilidade do processo de reciclagem de óleo de cozinha em Florianópolis: um estudo de caso do Programa Reóleo |
Author:
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Theis Neto, Germano
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Abstract:
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Devido à necessidade da população da Lagoa da Conceição em Florianópolis em dar um fim adequado ao óleo já utilizado, surge o Programa Reóleo, com o intuito de facilitar e defender a reciclagem para toda a cidade de Florianópolis. Para isso, o programa precisa ter bases para se manter ao longo do tempo. O objetivo do estudo foi analisar a importância do marketing social para a sustentabilidade do processo de reciclagem de óleo em Florianópolis. Os objetivos específicos foram: apontar as ações sociais do programa; confrontar as mudanças propostas pela teoria com a observada na pratica; analisar o retorno sócio-ambiental; estudar o favorecimento da imagem e apontar os benefícios para o programa, a sociedade e as empresas participantes. Para este estudo, foi realizada uma pesquisa descritiva com característica teórico-empírica e utilizados dados primários e secundários. Os primários foram uma entrevista com a gestora do Programa Reóleo e dois questionários aplicados as escolas e as empresas participantes e os secundários foram pesquisas bibliográficas e na internet. Esses dados foram analisados de forma individual e em conjunto. Como principal resultado observou-se a importância do trabalho social com as crianças e a avaliação positiva que elas tiveram como sendo divulgadoras de programas sociais. O estudo mostrou que teatros, concursos e atividades culturais são as melhores formas de passar o conhecimento as crianças. Além disso, foi constatado que as empresas que participam do programa conseguem além de reduzir custos com a reciclagem do óleo, associar sua marca a uma ação social, favorecendo assim sua imagem. Reconhecimento nacional por cumprir seu papel social é o grande beneficio para a ACIF, assim como, a exposição da marca e a redução de custos são os principais benefícios para as empresas parceiras e, a educação ambiental, melhorias na qualidade do meio ambiente e a oportunidade de participar de programas sociais são as benfeitorias observadas na sociedade. Tendo por base as informações obtidas, viu-se que o marketing social consegue trazer benefícios a todos os participantes, que o utilizam de forma adequada, e os ajuda a manter e dar sustentabilidade aos programas sociais |
Description:
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TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração. |
URI:
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https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/119720
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Date:
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2009 |
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