Análise da importância do marketing social para a sustentabilidade do processo de reciclagem de óleo de cozinha em Florianópolis: um estudo de caso do Programa Reóleo

DSpace Repository

A- A A+

Análise da importância do marketing social para a sustentabilidade do processo de reciclagem de óleo de cozinha em Florianópolis: um estudo de caso do Programa Reóleo

Show full item record

Title: Análise da importância do marketing social para a sustentabilidade do processo de reciclagem de óleo de cozinha em Florianópolis: um estudo de caso do Programa Reóleo
Author: Theis Neto, Germano
Abstract: Devido à necessidade da população da Lagoa da Conceição em Florianópolis em dar um fim adequado ao óleo já utilizado, surge o Programa Reóleo, com o intuito de facilitar e defender a reciclagem para toda a cidade de Florianópolis. Para isso, o programa precisa ter bases para se manter ao longo do tempo. O objetivo do estudo foi analisar a importância do marketing social para a sustentabilidade do processo de reciclagem de óleo em Florianópolis. Os objetivos específicos foram: apontar as ações sociais do programa; confrontar as mudanças propostas pela teoria com a observada na pratica; analisar o retorno sócio-ambiental; estudar o favorecimento da imagem e apontar os benefícios para o programa, a sociedade e as empresas participantes. Para este estudo, foi realizada uma pesquisa descritiva com característica teórico-empírica e utilizados dados primários e secundários. Os primários foram uma entrevista com a gestora do Programa Reóleo e dois questionários aplicados as escolas e as empresas participantes e os secundários foram pesquisas bibliográficas e na internet. Esses dados foram analisados de forma individual e em conjunto. Como principal resultado observou-se a importância do trabalho social com as crianças e a avaliação positiva que elas tiveram como sendo divulgadoras de programas sociais. O estudo mostrou que teatros, concursos e atividades culturais são as melhores formas de passar o conhecimento as crianças. Além disso, foi constatado que as empresas que participam do programa conseguem além de reduzir custos com a reciclagem do óleo, associar sua marca a uma ação social, favorecendo assim sua imagem. Reconhecimento nacional por cumprir seu papel social é o grande beneficio para a ACIF, assim como, a exposição da marca e a redução de custos são os principais benefícios para as empresas parceiras e, a educação ambiental, melhorias na qualidade do meio ambiente e a oportunidade de participar de programas sociais são as benfeitorias observadas na sociedade. Tendo por base as informações obtidas, viu-se que o marketing social consegue trazer benefícios a todos os participantes, que o utilizam de forma adequada, e os ajuda a manter e dar sustentabilidade aos programas sociais
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/119720
Date: 2009


Files in this item

Files Size Format View
289517.pdf 1.833Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar