Abstract:
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A partir da experiência da autora durante Estágio Curricular, realizado na Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura Municipal de Garopaba-SC, percebeu-se, dentre outras debilidades sociais no município, a carência de políticas públicas voltadas ao público jovem que vive em situação de vulnerabilidade social e a necessidade urgente de preparo desse segmento para o mercado de trabalho, de modo a atender aos desafios de aprendizagem no campo tecnológico do presente século. Com o objetivo de focalizar a necessidade da implementação de ações que visem à Inclusão Digital, propõe-se um Projeto de Inclusão Digital como Ação Complementar ao Programa Bolsa Família no município em questão, partindo-se do pressuposto que as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família devem ser contempladas por Programas Complementares, como meio de efetivar os propósitos do próprio Programa, quais sejam: o fortalecimento de cidadania das famílias, o alcance de melhores condições para estruturar suas rendas, através de seu próprio trabalho, bem como a oportunidade de um futuro melhor para crianças e jovens. Organizado em três seções, o presente estudo traça a trajetória histórica dos Programas de Transferência de Renda, evidenciado a importância de Ações Complementares, sobretudo no Programa Bolsa Família, como aspecto essencial na consolidação de uma trajetória de inclusão social duradoura. Através da investigação, faz-se a relação entre o conteúdo teórico analisado e as experiências vivenciadas pela autora no campo de estágio, que culminou na elaboração do Projeto de Inclusão Digital. O desenvolvimento da temática apóia-se, sobretudo, em autores como Berenice Rojas Couto, (2006), José Celso Cardoso Junior e Luciana Jaccoud (2005), Amélia Cohn e Ana Fonseca (2004) e Sergio Amadeu da Silveira (2004) |