Dinâmica da comercialização de produtos orgânicos na ecofeira da Lagoa da Conceição (Florianópolis, SC)

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Dinâmica da comercialização de produtos orgânicos na ecofeira da Lagoa da Conceição (Florianópolis, SC)

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Título: Dinâmica da comercialização de produtos orgânicos na ecofeira da Lagoa da Conceição (Florianópolis, SC)
Autor: Rio Apa, Hatsi Corrêa Galvão do
Resumo: Este trabalho teve como objetivo avaliar a dinâmica e potencial de comercialização de produtos agroecológicos a partir do exemplo da Ecofeira realizada na Lagoa da Conceição, bem como analisar fatores relacionados à sua realização. As feiras são importantes vias para comercialização de produtos da agricultura familiar, mas hoje perdem espaço para os circuitos longos, cujas exigências promovem sua marginalização. Intuindo identificar os problemas que afligem a Ecofeira, efetuou-se um diagnóstico da sua situação, no qual foram avaliados aspectos referentes a sua dinâmica interna (organização interna, variedade, disponibilidade e fornecimento de produtos, infra-estrutura, informações etc) e sua dinâmica externa, (mercado nacional e regional, novas demandas etc). A metodologia empregada é o estudo de caso e o trabalho é composto de duas etapas. A primeira etapa apresenta o tema a partir de uma revisão teórica elaborada com a leitura de revistas, artigos acadêmicos, livros, pesquisa na internet, etc, para estabelecer uma base conceitual para a análise posterior e ajudar a compreender o contexto em que se insere a Ecofeira, sendo eles: as conseqüências do modelo de desenvolvimento atual; a agroecologia; a agricultura familiar e sua relação com a biodiversidade; o mercado e cadeia de produtos orgânicos; os hábitos e tendências de consumo e as estratégias de planejamento empresariais. Na segunda etapa, foi efetuada a coleta de dados através de observações no local de feira e entrevistas individuais semi-estruturadas com os feirantes, clientes da feira e seus clientes em potencial quanto ao consumo, comercialização e produção dos produtos agroecológicos. Estas informações foram sistematizadas e analisadas à luz da contextualização estabelecida na primeira etapa, cuja perspectiva foi gerar subsídios para decisões futuras desta organização. Com base nesta análise foi possível concluir que a Ecofeira cumpre um papel social importante, não apenas como via para comercialização de produtos orgânicos, mas através da divulgação e aplicação dos princípios agroecológicos e como local de interação e lazer. Todavia foram identificados problemas relacionados à produção, fornecimento, diversidade e disponibilidade de produtos, necessidade de melhoria na apresentação destes e da infra-estrutura da feira; e carência de informações ao consumidor e divulgação da feira. Há potencial de demanda de novos produtos e possibilidade de expansão da Ecofeira como um todo. Concluiu-se que o diagnóstico da dinâmica de comercialização efetuado gerou subsídios essenciais para a adoção de estratégias visando aprimorar e desenvolver a Ecofeira. A partir deste foram sugeridas ações prioritárias tais como a reorganização interna da Ecofeira e a formulação de um planejamento estratégico que integre de maneira complementar a produção e comercialização neste sistema, dentre outras medidas.
Descrição: TCC (graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Agrárias, 2007
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/119074
Data: 2007


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