As Famílias de adolescentes autores de ato infracional no âmbito do processo sócio-educativo: com a palavra as assistentes sociais

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As Famílias de adolescentes autores de ato infracional no âmbito do processo sócio-educativo: com a palavra as assistentes sociais

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Souza, Marli Palma en
dc.contributor.author Bevilacqua, Tatiane en
dc.date.accessioned 2014-07-02T19:23:08Z
dc.date.available 2014-07-02T19:23:08Z
dc.date.issued 2007 en
dc.identifier.other 286291 en
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/118970
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Serviço Social. en
dc.description.abstract O presente Trabalho de Conclusão de Curso objetiva refletir sobre a interação entre as famílias dos adolescentes autores de ato infracional e os Programas Sócio-Educativos, nos quais se insere o acom panhamento do cumprimento das medidas sócio-educativas. Para tal. optou-se por urna pesquisa qualitativa de caráter exploratória. Inicialmente, realizou-se um levantamento bibliográfico acerca das temáticas adolescência, família e ato infracional, seguida do desenvolvimento de um estudo, a partir das normativas vigentes como o Estatuto da Criança e do Adolescente, o Sistema Nacional de Atendimento Sócio-Educativo (S1NASE) e o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), sobre o lugar da família . no âmbito do processo sócio-educativo e de urna breve explanação sobre os requisitos contemporâneos da profissão e sobre as respostas ético-político-pedagógicas do agir profissional. G material empírico foi coletado por meio de entrevistas semi-estruturadas com as assistentes sociais dos Programas Sócio-Educativos de Liberdade Assistida e/ou Prestação de Serviço a Comunidade dos municípios conurbados de Florianópolis, São José e Palhoça. Após interpretadas e analisadas as falas das assistentes sociais, amparado no referencial teórico acumulado, percebeu-se que a temática estudada é permeada pelas relações sócio-afetivas, .'tanto no processo de cumprimento da medida sócio-educativa, como no momento da reflexão e decisão sobre as alternativas de vida. A interação da família no processo sócio-educativo pode ser marcada ora pelo envolvimento da família nesse processo, em prol de objetivos constituídos entre adolescente, família e equipe técnica, ora pela sua ausência, a qual dificulta a efetividade do Programa, pois entende-se que o adolescente é um ser contextualizado. A família é constantemente chamada a ser parceira do Programa, ou seja, a responsabilizar-se também pelo acompanhamento do adolescente em cumprimento de medida sócio-educativa, visto o reconhecimento de sua importância como núcleo de socialização e de educação de seus membros. Nesse sentido, por vezes, é tomada como objeto de intervenção profissional, principalmente de ações sócio-educativas. Verifica-se também a intervenção profissional através de ações sócio-terapêuticas em casos isolados, de acordo com a demanda. Diante disso, com a implantação do SUAS, abre-se possibilidades de se articular urna politica pública (des) segmentada en
dc.publisher Florianópolis en
dc.subject.classification Serviço social en
dc.subject.classification Adolescentes en
dc.subject.classification Familia en
dc.title As Famílias de adolescentes autores de ato infracional no âmbito do processo sócio-educativo: com a palavra as assistentes sociais en
dc.type TCC (graduação) en


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