O Trabalho infanto-juvenil e o programa jovem trabalhador IDES/PROMENOR
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
en |
dc.contributor.advisor |
Cortizo, María del Carmen |
en |
dc.contributor.author |
Machado, Fabrícia Helena |
en |
dc.date.accessioned |
2014-07-02T19:11:14Z |
|
dc.date.available |
2014-07-02T19:11:14Z |
|
dc.date.issued |
2006 |
en |
dc.identifier.other |
286866 |
en |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/118781 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Serviço Social. |
en |
dc.description.abstract |
Este Trabalho de Conclusão de Curso analisa o Programa Jovem Trabalhador e sua Fundamentação jurídica, os limites determinantes do exercício do trabalho pelas crianças e adolescentes no contexto do direito brasileiro, levando em consideração a evolução normativa no contexto nacional, sem desconsiderar as influências da legislação internacional. A evolução da legislação nacional, acerca dos limites do trabalho da criança e do adolescente, é analisada desde o Código de Menores de 1929 até o advento do Estatuto da Criança e do Adolescente - Lei 8.069, de 13 de julho de 1990, focando em particular o instituído pela Emenda Constitucional n.° 20, de 15 de dezembro de 1998, conforme a Lei n.° 10.097 de dezembro de 2000. O exercício do trabalho pelas crianças e adolescentes no contexto brasileiro é tema que historicamente tem sido pensado e repensado pela sociedade, e pelos legisladores e juristas. Esta pesquisa analisa os dilemas referentes à profissionalização enquanto adestramento ou emancipação e a polêmica existente sobre a racionalidade técnico-científica e a centralidade do trabalho. Mediante a abordagem das transformações das relações econômicas, políticas e sociais frente à reestruturação produtiva e, em razão da preocupação com a inserção de jovens diante do crescimento sem emprego e da flexibilização, constata-se a necessidade de qualificação do jovem; sendo a oferta de profissionalização ínfima, sem participação democrática no processo. Verifica-se a ascensão dos direitos sociais infanto-juvenis na perspectiva da Doutrina da Proteção Integral, na qual o adolescente é considerado cidadão pleno, analisando-se a responsabilidade e atuação do Estado e da Sociedade. Também são investigadas por este estudo as políticas e legislações internacionais e nacionais sobre o tema. Conclui-se que, ainda que a profissionalização, por si, não solucione as situações de aumento e perpetuação da pobreza, é fundamental à emancipação dos jovens, não tendo recebido o tratamento prioritário propugnado no Ordenamento Jurídico brasileiro |
en |
dc.publisher |
Florianópolis |
en |
dc.subject.classification |
Serviço social |
en |
dc.subject.classification |
Trabalho (Mecânica) |
en |
dc.subject.classification |
Legislação |
en |
dc.subject.classification |
Crianças |
en |
dc.subject.classification |
Adolescentes |
en |
dc.title |
O Trabalho infanto-juvenil e o programa jovem trabalhador IDES/PROMENOR |
en |
dc.type |
TCC (graduação) |
en |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar