Ampliando o foco: as ações sócio-educativas e de convivência na ótica dos adolescentes no bairro Monte Cristo inseridos no programa de erradicação do trabalho infantil -PETI/Florianópolis
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Title:
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Ampliando o foco: as ações sócio-educativas e de convivência na ótica dos adolescentes no bairro Monte Cristo inseridos no programa de erradicação do trabalho infantil -PETI/Florianópolis |
Author:
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Silva, Natalli Pazini
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Abstract:
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O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como tema central os adolescentes residentes no bairro Monte Cristo inseridos no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) do município de Florianópolis/Santa Catarina que não estão inseridos em ações sócio-educativas e de convivência. O desejo de aprofundar esta temática foi fomentado a partir da prática de estágio curricular no PETI/Florianópolis, período no qual constatou-se número significativo de adolescentes não frequentando ações sócio-educativas e de convivência, sendo a frequência destas um dos critérios para a permanência no programa. Para tanto buscou-se conhecer o perfil destes adolescentes. Além disso, procurou-se conhecer a visão destes sobre as ações sócio-educativas. O processo investigativo constituiu uma pesquisa exploratória. Foram realizadas pesquisas bibliográficas (revisão teórica), documentais (documentos do PETI e fichas cadastrais) e a aplicação de questionários. No desenvolvimento deste estudo apresenta-se alguns conceitos de adolescência e a relação desta faixa etária com o trabalho precoce. Além disso realizou-se um breve resgate histórico e legal do trabalho precoce, apresentando como encontra-se esta discussão atualmente. Apresenta algumas estratégias de enfrentamento para a questão do trabalho precoce, dando enfâse ao PETI. O objetivo deste trabalho é conhecer os motivos que interferem na não participação dos adolescentes do bairro Monte Cristo inseridos no PETI em ações sócioeducativas e de convivência. Foi possível concluir que os adolescentes não frequentam as ações sócio-educativas e de convivência, pois não sentem-se motivados, esta falta de motivação pode surgir dentro do seio familiar, ou das próprias instituições que não possuem uma metodologia diferenciada para o atendimento desta faixa etária. Desta forma propõem-se que o PETI e as instituições revejam suas posturas e construam novas e específicas metodologias para trabalhar com grupos de adolescentes e que estes adolescentes façam parte deste processo |
Description:
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TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Serviço Social |
URI:
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https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/118776
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Date:
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2006 |
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