As Parcerias público-privadas e o projeto segundo tempo como uma expressão das novas formas de relações público-privadas: uma análise da experiencia no serviço social do transporte em Florianópolis

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As Parcerias público-privadas e o projeto segundo tempo como uma expressão das novas formas de relações público-privadas: uma análise da experiencia no serviço social do transporte em Florianópolis

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Title: As Parcerias público-privadas e o projeto segundo tempo como uma expressão das novas formas de relações público-privadas: uma análise da experiencia no serviço social do transporte em Florianópolis
Author: Paes, Silvana
Abstract: O presente Trabalho de Conclusão de Curso representa o percurso referente ao estudo, reflexão e análise das Novas Formas de Relações Público-Privadas no Brasil contemporâneo, que ocasionaram várias conseqüências, dentre elas o surgimento das Parcerias Público-Privadas, um tema que faz parte do contexto social em que o profissional de serviço social está inserido. No trabalho relata-se ainda a experiência vivenciada no Serviço Social do Transporte, por meio do Projeto Segundo Tempo, um tipo de parceria que faz parte de um processo resultante das Parcerias já citadas. O objetivo principal do trabalho é refletir sobre essa experiência e mostrar as possibilidades, os entraves e as dificuldades com que o assistente social se depara em projetos dessa natureza. Assim, objetiva-se também realizar uma reflexão sobre a experiência do estágio, em que a prática profissional esteve voltada para as ações educativas. Essas ações são consideradas importantes para a emancipação dos indivíduos, neste caso, crianças e adolescentes e por se configurarem como uma das possibilidades de se utilizar todos os recursos, principalmente os públicos, no atendimento dos direitos do usuário. Para a efetivação do estudo, foi realizada revisão da bibliografia sobre o tema, leitura de documentos da organização e do projeto. O estudo demonstrou que a experiência vivenciada no Projeto Segundo Tempo resultou em avanços significativos para as crianças e os adolescentes e suas respectivas famílias que participaram do projeto. De forma geral, percebeu-se que os alunos desenvolveram várias habilidades no decorrer das atividades propostas, que proporcionaram momentos de socialização, melhora na auto-estima, reconhecimento de suas próprias capacidades e sobretudo, percepção do direito à cidadania. Pode-se afirmar que os resultados do projeto foram positivos e que se conseguiu atingir os objetivos propostos, principalmente, devido ao empenho da equipe envolvida. Salienta-se, contudo, que dificuldades permearam todo o processo e trouxeram dilemas para os profissionais que lidaram com tais questões
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Serviço Social.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/118614
Date: 2005


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