O relato das ações sócio-educativas desenvolvidas no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil de Itajaí/SC

DSpace Repository

A- A A+

O relato das ações sócio-educativas desenvolvidas no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil de Itajaí/SC

Show full item record

Title: O relato das ações sócio-educativas desenvolvidas no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil de Itajaí/SC
Author: Petruy, Suzy
Abstract: O presente trabalho sistematiza as ações sócio-educativas desenvolvidas junto aos pais das crianças do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil do município de Itajaí/SC. A escolha do grupo de pais não se deu aleatoriamente, mas obedeceu ao critério de maior concentração de crianças do PETI por escola municipal. Assim, formou-se o coletivo composto por 20 pais que tinham seus filhos estudando na Escola Professor Cacildo Romagnani. Foram realizados encontros mensais, num total de três, nos quais se discutiram ternas que incluíram as conseqüências do trabalho infantil, direitos e deveres das crianças e adolescentes e preservação ambiental. Ao término dos encontros, os pais fizeram avaliações mediante o preenchimento de um instrumento cujo resultado compõe o presente trabalho. O trabalho educativo junto às famílias, no sentido de veicular informações e estimular reflexões acerca da política de erradicação do trabalho infantil, se reveste de importância fundamental urna vez que essas famílias são, na maioria das vezes, as organizadoras do trabalho de seus filhos. A aproximação do coletivo de pais com o PETI, possibilitada pela execução das ações sócio-educativas, permitiu que as dificuldades de sobrevivência das famílias e outras fossem explicitadas e redundasse em encaminhamentos tanto a rede de proteção social da Prefeitura Municipal quanto às políticas sociais básicas
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Serviço Social.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/118509
Date: 2005


Files in this item

Files Size Format View
286504.pdf 29.69Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar