A valorização do capital humano no olhar do serviço social: a experiência da COPERCAMPOS
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
en |
dc.contributor.advisor |
Albiero, Cleci Elisa |
en |
dc.contributor.author |
França, Joana Vieira |
en |
dc.date.accessioned |
2014-07-02T18:49:35Z |
|
dc.date.available |
2014-07-02T18:49:35Z |
|
dc.date.issued |
2005 |
en |
dc.identifier.other |
287370 |
en |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/118469 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Curso de Serviço Social. |
en |
dc.description.abstract |
O presente trabalho tem por objetivo, através da pesquisa de campo realizada, identificar como os colaboradores da COPERCAMPOS® (Cooperativa Regional Agropecuária de Campos Novos) avaliam o Setor de Recursos Humanos da Empresa. A estrutura do trabalho está dividida em três capítulos, sendo que, no primeiro, é realizada a contextualização do mundo do trabalho, destacando a reestruturação produtiva, discorrendo sobre os modelos produtivos e de organização do trabalho: o taylorismo, fordismo e o toyotismo e, as conseqüências que os mesmos provocam para o trabalhador. Dentro destas transformações, destacamos o trabalhador como capital humano e o surgimento do departamento de recursos humanos no Brasil. No segundo capítulo, discorremos sobre o Serviço Social no Brasil, o movimento de reconceituação e a inserção do Serviço Social na empresas, abrindo-se como um novo campo de atuação profissional em que destacamos o Serviço Social inserido no Recursos Humanos da Copercampos® e sua trajetória profissional. Por fim, no terceiro capítulo, são apresentadas as análises dos dados obtidos com a pesquisa de campo, caracterizada como pesquisa exploratória e quanti-qualitativa, o que possibilitou uma aproximação maior com o tema estudado. A amostragem foi aleatória com a participação de 85 colaboradores da empresa que foram convidados a responder o roteiro de pesquisa elaborado. A pesquisa demonstrou que o departamento de Recursos Humanos da Copercampos é eficaz quanto ao repasse de informações, mas se percebe que as mesmas não atingem o grau de efetividade |
en |
dc.publisher |
Florianópolis |
en |
dc.subject.classification |
Serviço social |
en |
dc.subject.classification |
Recursos humanos |
en |
dc.subject.classification |
Cooperativismo |
en |
dc.title |
A valorização do capital humano no olhar do serviço social: a experiência da COPERCAMPOS |
en |
dc.type |
TCC (graduação) |
en |
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