Abstract:
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O presente trabalho é fruto de questões vivenciadas e suscitadas a partir da experiência de estágio curricular obrigatório, de Serviço Social, na instituição de ensino formal, Colégio Marista e Municipal São José. O tema proposto decorre de um projeto realizado na instituição, cujo principal objetivo situava-se em desvendar a violência familiar, de crianças e adolescentes que apresentavam comportamento agressivo no meio social. O foco do trabalho estava norteado para desvelar as causas determinantes desta violência, haja vista, que o comportamento destas refletia em suas atitudes na escola. Dentro desta ótica, o objetivo principal deste trabalho é de cunho elucidativo, ou seja, saber se a violência na escola é retflexo da violência social e urbana. Entendo que a violência é um fenómeno contextualizado, para obtenção de sucesso neste trabalho utiliza-se a família como objeto de estudo. Esta, por sua vez, vem sendo pesquisada e trabalhada por diferentes áreas do conhecimento ao longo dos tempos, é considerada por pesquisadores como uma construção histórica, podendo se apresentar de diferentes formas e arranjos, variando em sua organização e nas relações que mantêm, tanto com o contexto interno como com o meio externo, não cabendo a ela uma conceituação exata e tampouco a definição de modelos ideais. Observa-se que trabalho do profissional de Serviço Social, no âmbito familiar, vislumbra desencadear mudanças, requerendo desta forma, que estas ações estejam pautadas na responsabilidade e comprometimento com o social. Neste sentido, para identificar a relação entre violência na escola x violência urbana e social, busca-se aprofundar conhecimentos a cerca deste público-alvo, mediante a realização de uma pesquisa de natureza descritiva-exploratória com elementos empíricos retirados do Cadastro Único do Governo Federal # CAD-Único, e elementos qualitativos coletados a partir de um questionário elaborado pela pesquisadora. A coleta destes dados possibilitou traçar o perfil das famílias das crianças e adolescentes que se demonstram violentas com as demais pessoas que as circundam. O resultado da pesquisa foi uma reflexão teórica, que problematiza a questão da criança e do adolescente bem como sua família, os seus direitos, as situações macro-estruturais que os envolvem, possibilitando a elaboração de sugestões alternativas para a superação da condição de vulnerabilidade social que só será alcançada através de processos educacionais que desencadeiam o pleno alcance da cidadania. Ao final, com os aspectos levantados pela pesquisa, revela-se a contribuição do Colégio Marista e Municipal São José, como possibilitador de um processo de inclusão social dessas crianças e adolescentes |