A Contribuição do serviço social para a qualidade de vida dos colaboradores da Tractebel Energia S.A.

DSpace Repository

A- A A+

A Contribuição do serviço social para a qualidade de vida dos colaboradores da Tractebel Energia S.A.

Show full item record

Title: A Contribuição do serviço social para a qualidade de vida dos colaboradores da Tractebel Energia S.A.
Author: Passos, Rejane Cristina dos
Abstract: O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como tema de estudo a Qualidade de Vida no Trabalho. Seu objetivo consiste em verificar a importância das ações desenvolvidas pelo Serviço Social da Tractebel Energia e de seu Programa de Promoção da Saúde e Qualidade de Vida para a organização e para seus colaboradores. Depois de uma breve introdução ao assunto, apresenta-se a origem e o desenvolvimento do tema estudado, as ações atuais na busca pela qualidade de vida no trabalho dos colaboradores e o relacionamento entre o Serviço Social e a Qualidade de Vida no Trabalho. Num segundo momento, apresenta-se a empresa Tractebel Energia S.A., o Serviço Social na organização e o Programa de Promoção da Saúde e Qualidade de Vida. Em relação à metodologia utilizada para a realização do presente estudo, esta tem como base uma pesquisa de natureza qualitativa/quantitativa do tipo exploratório/descritivo. Como fonte de coleta de dados, fez-se uso tanto de dados secundários, ou seja, pesquisa documental e bibliográfica, como de dados primários, ou seja, dados coletados pela primeira vez. O instrumento utilizado para a coleta de dados primários foi o questionário, com perguntas abertas e fechadas. São caracterizados ainda os sujeitos da pesquisa, sendo estes os colaboradores inscritos nos programas coordenados pelo Serviço Social, como se segue: Atendimento Psicossocial, Programa de Atendimento às Pessoas Especiais # PAPE, Programa de Prevenção e Tratamento à Dependência Química # PDQ, Acompanhamento ao Empregado Afastado, Sindicância para Inclusão de Dependente e a Campanha Livre do Fumo. Para finalizar este estudo, foram analisados e interpretados os dados obtidos, sendo que os resultados permitem identificar que o entendimento dos colaboradores a respeito das ações desenvolvidas pelo Serviço Social e de seu Programa de Promoção da Saúde e da Qualidade Vida é positivo, em função das melhorias obtidas em relação à qualidade de vida no trabalho
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Serviço Social.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/118077
Date: 2004


Files in this item

Files Size Format View
287520.pdf 38.34Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar