A Prestação de serviços do programa de orientação e apoio sócio familiar pelo olhar de seus usuários

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A Prestação de serviços do programa de orientação e apoio sócio familiar pelo olhar de seus usuários

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Title: A Prestação de serviços do programa de orientação e apoio sócio familiar pelo olhar de seus usuários
Author: Paschoal, Sheila Thais
Abstract: OBJETO: prestação de serviços do Programa de Orientação e Apoio Sócio Familiar. OBJETIVO: conhecer a percepção dos usuários acerca dos serviços prestados pelo Programa de Orientação e Apoio Sócio Familiar, de Florianópolis/SC. METODOLOGIA: aplicação de entrevistas estruturadas em cinco eixos # atendimento serviço social, visitas domiciliares, concessão de beneficios, reunião mensal com famílias e atendimento psicológico - com amostra de 30 famílias acompanhadas pelo programa há no mínimo 4 meses. RESULTADO: As 30 famílias pesquisadas apresentam diferentes demandas de atendimento associadas. A maior parte delas está no programa por situação sócio econômica, 20 casos, demanda identificada pelo profissional durante o atendimento, posteriormente destacam-se a dependência química com 11 casos, e a negligência com 10 casos. As instalações oferecidas pelo Complexo Ilha Criança para o atendimento na sede do POASF, foi percebido como bom por 27 famílias, o atendimento do Serviço Social é visto como bom por 22 famílias, que acreditam que seus problemas e questões têm sido trabalhados, conforme acordado com o profissional no início do atendimento surtindo resultados no seu cotidiano, já que 24 famílias acreditam que os profissionais são preparados para prestarem-lhe atendimento, sendo que o acesso aos profissionais foi considerado ótimo por 19 famílias e 10 atendimentos definiram como ótimos os encaminhamentos e orientações,por serem claros e objetivos. As visitas domiciliares são consideradas regulares por 11 famílias, que desejam serem mais visitadas, e a cortesia dos profissionais satisfaz 18 famílias. As 30 famílias afirmaram serem atendidas em tudo que solicitam aos profissionais, para apenas 04 famílias a cesta básica já atrasou, e 19 delas consideram a cesta como sendo boa. As reuniões mensais com as famílias são vistas como boas por 15 atendimentos, dos 21 que já participaram no mínimo uma vez da atividade. Os temas foram vistos como ótimos, por 11 famílias participantes da reunião. A credibilidade da psicologia é vista como boa por 12 destas famílias, o profissionalismo é considerado bom por 12 famílias, para 13 famílias o acesso aos psicólogos é considerado ótimo, pelo fato de os profissionais serem sempre pontuais no atendimento e retornarem seus recados.CONCLUSÃO: Concluímos com este trabalho que apesar dos recursos materiais limitados e do reduzido número de profissionais, em relação a demanda, o POASF é percebido como bom e eficiente pelos seus usuários, que confiam nos profissionais da psicologia e do Serviço Social, por considerá-los preparados para exercerem suas atividades, correspondendo ar-eX-pectativas das famílias.Fica claro também que é de total relevância o contato com os usuários do programa, que têm percepções diferentes das nossas, portanto contribuem para a melhora do atendimento
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Serviço Social.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/118064
Date: 2004


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