Avaliação de Pseudomonas spp. na promoção do crescimento de alho e no controle biológico de Fusarium oxysporum f. sp. Cepae.

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Avaliação de Pseudomonas spp. na promoção do crescimento de alho e no controle biológico de Fusarium oxysporum f. sp. Cepae.

Mostrar registro completo

Título: Avaliação de Pseudomonas spp. na promoção do crescimento de alho e no controle biológico de Fusarium oxysporum f. sp. Cepae.
Autor: Orsi, Bruna
Resumo: A cultura do alho apresenta grande importância socioeconômica no sul do país, sendo uma das espécies mais cultivadas na região do Planalto Catarinense, fonte de renda para grandes e pequenos produtores. Considerando a importância econômica do alho na região de Curitibanos e os mecanismos benéficos de Pseudomonas spp. do grupo fluorescente na promoção do crescimento de diversas culturas, objetiva-se neste trabalho verificar o potencial destas rizobactérias na promoção do crescimento de alho e no controle biológico in vitro de Fusarium oxysporum f. sp. Cepae, fungo causador da podridão seca. Serão realizadas diluições seriadas de amostras de solo rizosférico de alho para obter os isolados de Pseudomonas, que serão submetidos ao teste de Gram e estocados em criotubos. Serão realizadas avaliações in vivo e in vitro da promoção de crescimento dos isolados obtidos. Para a promoção de crescimento in vitro os isolados serão submetidos a testes de solubilização de fosfatos em meio especifico e produção de ácido-indol-acético em meio TSA. A avaliação do controle biológico de F. oxysporum será realizada em meio BDA, onde quatro isolados de Pseudomonas serão inoculados em placa de Petri com o isolado do fungo. A avaliação terá caráter qualitativo, observando-se a presença de halo de inibição. Para a promoção do crescimento in vivo serão testados os isolados que promoverem a solubilização de fosfatos ou produzirem AIA. O experimento se dará em casa de vegetação, onde bulbilhos de alho inoculados com suspensão bacteriana dos isolados serão semeados em vasos de 5L contendo substrato, com fornecimento de nutrientes através de soluções nutritivas. Serão avaliados os parâmetros, estatura da parte aérea, número de folhas, estatura radicular, tamanho comercial dos bulbilhos e peso dos bulbilhos. Serão cinco repetições, um tratamento testemunha e a analise estatística será submetida a variância e ao teste de Dunnet e Scott Knot, com 5% de significância. Espera-se observar diferença de crescimento entre os bulbilhos que serão inoculados com Pseudomonas e os que não receberão a suspensão celular. Além disso, espera-se verificar antagonismo de Pseudomonas spp. em relação ao fungo F. oxysporum f. sp. Cepae, causador da podridão seca em alho.
Descrição: Projeto acadêmico (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Curitibanos. Ciências Rurais.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/117331
Data: 2013-12


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
Projeto Bruna Orsi.pdf 577.6Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar