Aprendendo a geometria com a dobradura de papel
Show full item record
Title:
|
Aprendendo a geometria com a dobradura de papel |
Author:
|
Gaudioso, Tomoko; Silva, Julio Cesar
|
Abstract:
|
A oficina de dobradura de papel - origami - tem como objetivo ensinar o participante a aplicar a técnica de dobradura de papel para desenvolver o conceito de geometria e elaborar o material didático em sala de aula para a aprendizagem. Além disso, a partir da teoria de inteligências múltiplas de Howard Gardner, pretende-se praticar a dobradura para mostrar como maioria das inteligências pode ser estimulada a partir dessa atividade tradicional japonesa. Em relação a atividades relacionadas à socialização, pode-se afirmar que o origami é igualmente positivo, estimulando os alunos a interagirem entre si, colaborando no estímulo à interação social dos alunos de forma construtiva e colaborativa. A inteligência interpessoal é estimulada na medida em que os conhecimentos obtidos de dobradura são compartilhados entre colegas. Como segunda etapa da oficina, os participantes praticarão as dobraduras temáticas, como elaboração de várias formas geométricas bidimensionais e tridimensionais que poderão ser construídas a partir do papel, de modo que os participantes, sem dispender altos custos, possam elaborar as formas geométricas tais como cubos, pirâmides e outros objetos e que possam desenvolver este conceito geométrico de forma lúdica e natural e que possam compartilhar com os colegas em salas de aula e nos laboratórios de matemática. |
Description:
|
Trabalho apresentado no 31º SEURS - Seminário de Extensão Universitária da Região Sul, realizado em Florianópolis, SC, no período de 04 a 07 de agosto de 2013 - Universidade Federal de Santa Catarina. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/117320
|
Date:
|
2014-06-26 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar