Qualificação das práticas pedagógicas nas redes públicas de Educação Básica da região sul do Rio Grande do Sul: Reinventando o poder escolar
Show full item record
Title:
|
Qualificação das práticas pedagógicas nas redes públicas de Educação Básica da região sul do Rio Grande do Sul: Reinventando o poder escolar |
Author:
|
Carlos, Lígia; Dalligna, Maria Antonieta; Silva, Nitiane; Cavalheiro, Tatiane; Machado, Tamires
|
Abstract:
|
A atividade na qual estamos envolvidas tem como foco a educação escolar e como linha de extensão a formação de professores. Iniciado em 2001, é um projeto desenvolvido coletivamente por sete instituições de Pelotas/RS. O público alvo são os profissionais que atuam em escolas da educação básica da região. Os objetivos são a formação e a valorização dos profissionais da educação e a democratização da gestão das escolas, contribuindo para que a escola “reconheça que tem poder” e, com autonomia, possa construir um Projeto Pedagógico de acordo com as necessidades da sua comunidade para atingir o foco principal do projeto: a qualificação da educação escolar. O reconhecimento dos saberes docentes, a importância do diálogo e do trabalho coletivo, a ação reflexiva sobre a prática e a democratização da gestão da educação com o envolvimento da comunidade são os pressupostos que fundamentam este projeto. A proposta é aberta e tem sido reconstruída a cada ano de acordo com as avaliações realizadas, o que provocou a introdução de novas atividades e o envolvimento de outros atores, entre eles, os estudantes e os pais. Escolas e professores de vários municípios da região se comprometem nas atividades propostas e apresentam mudanças em suas práticas de gestão e de sala de aula. |
Description:
|
Trabalho apresentado no 31º SEURS - Seminário de Extensão Universitária da Região Sul, realizado em Florianópolis, SC, no período de 04 a 07 de agosto de 2013 - Universidade Federal de Santa Catarina. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/117265
|
Date:
|
2014-06-24 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar