Abstract:
|
O gênero discursivo “música” têm sido abordado nas aulas de língua estrangeira a partir de diferentes perspectivas teórico-metodológicas, devido aos seus diversos benefícios na aprendizagem, dentre eles a motivação, a diminuição do filtro afetivo, a ativação da memória sensitiva, a memorização, a melhoria da pronúncia, a aquisição de léxico, a possibilidade de trabalho com as estruturas morfossintáticas e com temas culturais, além de ser um texto autêntico, que propicia o conhecimento de algumas variedades sociolinguísticas. Por todos esses benefícios, o presente projeto objetiva analisar e propor atividades e tarefas de usos da música nas aulas de língua espanhola como língua estrangeira. O público-alvo do projeto é constituído por cerca de 50 alunos, com idades entre 10 e 17 anos, atendidos pelo Verde Vida Programa Oficina Educativa, uma entidade sem fins lucrativos (ONG) que desenvolve atividades sócio-educativas e ambientais com adolescentes em situação de vulnerabilidade social no município de Chapecó, SC. Duas bolsistas do PET (Programa de Educação Tutorial Conexões de Saberes “Assessoria Linguística e Literária da UFFS, campus de Chapecó, SC) ministram uma oficina semanal, com duração de 1h na ONG. Semanalmente, as bolsistas e a coordenadora se reúnem para discutir a oficina anterior e elaborar o relatório, preparar as próximas oficinas e discutir os textos teóricos sobre Linguística Aplicada, Análise do Discurso, Sociolinguística, Interculturalidade, Intertextualidade e uso da música nas aulas de língua estrangeira, que servem de base para a prática docente do projeto. Os resultados ainda são parciais, mas já se percebe maior motivação e interesse pela língua e cultura espanholas por parte dos alunos, diminuição de alguns preconceitos, aquisição de léxico, conhecimento de algumas estruturas morfossintáticas e melhoria da pronúncia na língua estrangeira. Como tarefa final do projeto propõe-se a elaboração de um CD de áudio, com músicas cantadas e escritas parafraseadas e parodiadas pelos alunos. |