Projeto “CAIC das 16h”: cultura, esporte e lazer para os filhos dos funcionários da UEPG matriculados na escola reitor Àlvaro Augusto Cunha Rocha - CAIC
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Title:
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Projeto “CAIC das 16h”: cultura, esporte e lazer para os filhos dos funcionários da UEPG matriculados na escola reitor Àlvaro Augusto Cunha Rocha - CAIC |
Author:
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Santos, Sonia Aparecida; Campo, Joselaine; Souza, Audrey
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Abstract:
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Este trabalho teórico-prático caracterizado como Projeto “CAIC das 16h”, tem como objetivo proporcionar aos filhos de funcionários da UEPG do CAIC (Escola Álvaro Augusto Cunha Rocha) atividades culturais, esportivas e de lazer, ampliando noções das diferentes práticas esportivas e artísticas. O projeto se justifica, na questão dos pais trabalharem até às 17h30min e o horário do CAIC até às 16 horas. Esse fato faz com que os pais (funcionários da UEPG) tenham que se ausentar no meio do expediente para buscar seus filhos, bem como a inadequação dos espaços/atividades para as crianças, que ficam, em locais inapropriados. Ao diagnosticar esse problema, alguns órgãos da UEPG uniram forças a PRORH (Pró– Reitoria de Recursos Humanos) e o CAIC, em ações concretas tentando obter uma solução para essas situações: a ausência prolongada do servidor, baixa produtividade e a falta de ambiente adequado para as crianças. A estratégia desses setores foi de constituir um projeto comum, sugerindo solução prática e objetiva, que, contemplasse a qualidade na prestação do serviço, com avaliação contínua e orientada, visando à construção de um modelo pedagógico apropriado para tal situação. Como proposta pedagógica, foram elencadas atividades relacionadas ao lazer (jogos e atividades extra-ambiente com visitas técnicas que agregam conhecimento), ao esporte (variedades esportivas com a ludicidade) e à cultura (oficinas de leitura e artes). A opção por esse tipo de procedimento se deve ao fato das crianças permanecerem na escola em tempo integral e, consequentemente, já passarem por inúmeras atividades sistemáticas e conteudistas, sendo necessário, então, o desenvolvimento de práticas recreativas orientadas. Para tanto foi utilizado como procedimento metodológico um estudo teórico fundamentado em uma análise empírica da realidade por meio de imagens fotográficas, relatos e planejamentos dirigidos dos professores/estagiários que desenvolvem atividades específicas. |
Description:
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Trabalho apresentado no 31º SEURS - Seminário de Extensão Universitária da Região Sul, realizado em Florianópolis, SC, no período de 04 a 07 de agosto de 2013 - Universidade Federal de Santa Catarina. |
URI:
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https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/117211
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Date:
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2014-06-23 |
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