Abstract:
|
Este trabalho, deriva do projeto extensionista, O Cinema de Sergio Bianchi: poéticas e possibilidades, que propõe um diálogo entre o conceito de poéticas visuais nas Artes Plásticas e no Cinema, em especial, no cinema de Sergio Bianchi, o qual faz sua construção a partir do desenvolvimento de uma linguagem cinematográfica crítico-social, que tem no caos social brasileiro sua principal temática. Bianchi é detentor de um conjunto de obras provocante e polêmico, estruturado a partir de uma narrativa que trata, em especial, do tecido social de um mundo degradado e decadente, povoado por personagens encurraladas em cotidianos claustrofóbicos. Tem como objetivo principal, estabelecer a apreciação e o debate sobre os filmes de Sergio Bianchi, a partir da análise e discussão das obras, apresentadas em diferentes sessões e posteriormente discutidas com a plateia presente. As reações da plateia eram as mais diversas, ao constatarem que o que viam na tela era a reprodução de um cotidiano, muitas vezes próximos aos seus, que revelam um caos social, a partir de um cinema crítico e supostamente reflexivo. O projeto possibilitou, aos seus participantes, uma leitura ampliada de Cinema, tanto enquanto linguagem, enquanto Arte ou um produto da Indústria Cultural, estabelecendo o conceito de uma poética visual fílmica própria de Sergio Bianchi. |