Jogos educativos no programa letramento multimídia estatístico LEME/FURG

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Jogos educativos no programa letramento multimídia estatístico LEME/FURG

Mostrar registro completo

Título: Jogos educativos no programa letramento multimídia estatístico LEME/FURG
Autor: Silva, Mauren Porciúncula Moreira da; Freitas, Lidiane Santos de; Santos, Kauane Maciel Dos; Senna, Marcia Souza de; Pinto, Suzi Samá
Resumo: No presente artigo será apresentado o Programa Letramento Multimídia Estatístico – LeME/FURG, assim como algumas atividades desenvolvidas durante as oficinas do mesmo. O público-alvo são estudantes oriundos de escolas da rede pública, que participam de algum dos cursos oferecidos no Centro de Convívio Meninos do Mar – CCMar, centro de formação profissional para jovens em vulnerabilidade sócio-econômico-ambiental. O principal objetivo do Programa é habilitar esses sujeitos para os desafios de aprender na sociedade da informação e da comunicação. As atividades desenvolvidas são organizadas na forma de cinco oficinas, onde são realizados jogos didático-pedagógicos criados pela equipe do Programa, as quais são ministradas com periodicidade semestral. A primeira das atividades aqui relatada é denominada “Quem sou eu?”, e tem1 como objetivo instigar o grupo de forma divertida a mensurar pesos e medidas, assim como relembrar os tipos de instrumentos de medição e sua importância. O segundo jogo didático criado pelo grupo foi o jogo da memória estatístico, para a confecção deste utilizamos os dados obtidos nas turmas do 2º semestre de 2012 no LeME, dessa forma os dados foram contextualizados com a realidade vivenciada durante os encontros com as seis turmas anteriores, sendo assim os participantes conseguiram visualizar e interpretar as informações com interesse. O jogo teve como objetivo relembrar os elementos fundamentais para elaborar e analisar tabelas e gráficos, também relembraram os principais tipos de gráfico (setores, barras, colunas, linhas e infográficos). Nesta atividade os participantes também analisaram os dados contidos nestas cartas. Através do relato dos estudantes, pode-se perceber o entusiasmo deles em relação a estas atividades e a importância de propor ações diferenciadas durante o processo de aprendizagem dos mesmos. Percebe-se que este tipo de iniciativa motiva os estudantes, deixando-os mais focados nas atividades propostas.
Descrição: Trabalho apresentado no 31º SEURS - Seminário de Extensão Universitária da Região Sul, realizado em Florianópolis, SC, no período de 04 a 07 de agosto de 2013 - Universidade Federal de Santa Catarina.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/117198
Data: 2014-06-23


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
Educação - LETR ... S DE DINÂMICA DE GRUPO.pdf 230.5Kb PDF Visualizar/Abrir PDF/A

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar