Jogos educativos no programa letramento multimídia estatístico LEME/FURG
Show full item record
Title:
|
Jogos educativos no programa letramento multimídia estatístico LEME/FURG |
Author:
|
Silva, Mauren Porciúncula Moreira da; Freitas, Lidiane Santos de; Santos, Kauane Maciel Dos; Senna, Marcia Souza de; Pinto, Suzi Samá
|
Abstract:
|
No presente artigo será apresentado o Programa Letramento Multimídia Estatístico – LeME/FURG, assim como algumas atividades desenvolvidas durante as oficinas do mesmo. O público-alvo são estudantes oriundos de escolas da rede pública, que participam de algum dos cursos oferecidos no Centro de Convívio Meninos do Mar – CCMar, centro de formação profissional para jovens em vulnerabilidade sócio-econômico-ambiental. O principal objetivo do Programa é habilitar esses sujeitos para os desafios de aprender na sociedade da informação e da comunicação. As atividades desenvolvidas são organizadas na forma de cinco oficinas, onde são realizados jogos didático-pedagógicos criados pela equipe do Programa, as quais são ministradas com periodicidade semestral. A primeira das atividades aqui relatada é denominada “Quem sou eu?”, e tem1 como objetivo instigar o grupo de forma divertida a mensurar pesos e medidas, assim como relembrar os tipos de instrumentos de medição e sua importância. O segundo jogo didático criado pelo grupo foi o jogo da memória estatístico, para a confecção deste utilizamos os dados obtidos nas turmas do 2º semestre de 2012 no LeME, dessa forma os dados foram contextualizados com a realidade vivenciada durante os encontros com as seis turmas anteriores, sendo assim os participantes conseguiram visualizar e interpretar as informações com interesse. O jogo teve como objetivo relembrar os elementos fundamentais para elaborar e analisar tabelas e gráficos, também relembraram os principais tipos de gráfico (setores, barras, colunas, linhas e infográficos). Nesta atividade os participantes também analisaram os dados contidos nestas cartas. Através do relato dos estudantes, pode-se perceber o entusiasmo deles em relação a estas atividades e a importância de propor ações diferenciadas durante o processo de aprendizagem dos mesmos. Percebe-se que este tipo de iniciativa motiva os estudantes, deixando-os mais focados nas atividades propostas. |
Description:
|
Trabalho apresentado no 31º SEURS - Seminário de Extensão Universitária da Região Sul, realizado em Florianópolis, SC, no período de 04 a 07 de agosto de 2013 - Universidade Federal de Santa Catarina. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/117198
|
Date:
|
2014-06-23 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar