Projeto UEM na região – saúde bucal buscando qualidade de vida através de ações Extensionistas

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Projeto UEM na região – saúde bucal buscando qualidade de vida através de ações Extensionistas

Mostrar registro completo

Título: Projeto UEM na região – saúde bucal buscando qualidade de vida através de ações Extensionistas
Autor: Calazans, Cristiane; Silva, Mariliani; Tolentino, Elen; Bin, Luiza Roberta; Silva, Maísa; Bachesk, Amanda; Lima, Nallu; Costa, Daniele; Bachesk, Andressa; Martinelli, Isadora; Gonçalves, Glaucia; Libório, Ana Luiza; Camilo, Andressa; Grenier, Jacqueline
Resumo: A saúde pode ser definida como estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas ausência de doença. A sociedade, em geral, não considera doenças bucais comuns como ameaças imediatas à vida. No entanto, elas constituem problemas de saúde pública e podem levar a um impacto individual e comunitário, afetando a qualidade de vida, uma vez que a boca reflete o estado de saúde geral. Dentro desse contexto, o projeto UEM na Região- Saúde Bucal tem como objetivo melhorar as condições de saúde bucal dos pacientes de Maringá e toda a região, através de ações coletivas que visam a orientação da população quanto à higiene oral e possíveis doenças que possam acometer a boca. Para isso, são utilizados diferentes recursos como dramatização, vídeos, cartazes, recreações e atividades culturais e lúdicas. No decorrer de seus cinco anos de existência, o projeto atendeu 1530 pessoas, não compreendendo o público atendido entre o período de 2012 e 2013. Durante esse tempo, também foram elaborados materiais como cartilhas, livretes e fascículos, além de materiais apresentados em anais e congressos. Já passaram pelo projeto um total de 50 alunos até o ano de 2013, contemplando atualmente um grupo de onze acadêmicos que encontram-se voltados a assuntos como a inclusão social através da saúde bucal e o atendimento ao público adolescente, em especial aos em conflito com a lei e cumprimento de medidas socioeducativas. Em relação à saúde bucal, a promoção de saúde é um método eficaz na redução do impacto causado pelas doenças bucais, como a dor e o desconforto. Sendo assim, o referido projeto visa promover o aprendizado da população, aumentando sua qualidade de vida, além de colaborar para a formação científica, cultural e humana do acadêmico de odontologia.
Descrição: Trabalho apresentado no 31º SEURS - Seminário de Extensão Universitária da Região Sul, realizado em Florianópolis, SC, no período de 04 a 07 de agosto de 2013 - Universidade Federal de Santa Catarina.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/117101
Data: 2014-06-11


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
Saúde - PROJETO ... ÕES EXTENSIONISTAS (1).pdf 247.5Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar