Atendimento psicológico a famílias por meio de recursos Artístico-expressivos com base no referencial Winnicottiano

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Atendimento psicológico a famílias por meio de recursos Artístico-expressivos com base no referencial Winnicottiano

Mostrar registro completo

Título: Atendimento psicológico a famílias por meio de recursos Artístico-expressivos com base no referencial Winnicottiano
Autor: Sei, Maíra; Nunes, Maria Ângela
Resumo: O projeto de extensão "Atendimento psicológico a famílias por meio de recursos artístico-expressivos com base no referencial winnicottiano" foi criado com o intuito de realizar atendimento psicológico na Clínica Psicológica da UEL a famílias que tenham sido encaminhadas para este atendimento ou que o tenham procurado por demanda espontânea. Os responsáveis pelo atendimento foram estudantes de Psicologia ligados à UEL ou colaboradores externos, inseridos no referido projeto de extensão. Este grupo de participantes recebeu uma formação composta por discussões teóricas, vivências práticas e supervisões clínicas. Para realização da psicoterapia familiar, partiu-se da compreensão que frequentemente o paciente identificado configura-se como um porta-voz de dificuldades enfrentadas por toda a família. Nestes casos, entende-se que é pertinente a oferta de um espaço no qual o grupo familiar possa ser visto e acolhido de maneira integrada. Enquanto procedimentos, teve-se uma triagem dos inscritos na qual a família inteira era entrevistada, com posterior início dos atendimentos, realizados semanalmente. No setting terapêutico foram oferecidos recursos artístico-expressivos para facilitar a expressão dos participantes, a partir dos conhecimentos da Arteterapia, ampliando as vias de comunicação de pensamentos, sentimentos e vivências. O projeto foi iniciado em Fevereiro de 2012 e em seu primeiro ano de atividade pôde atender 14 famílias, em um total de 42 pessoas, com 83 atendimentos realizados. Acredita-se que tal iniciativa contribuiu para ampliação da formação do estudante de Psicologia, ofertando um conhecimento que complementa aquele inserido em sua grade curricular. Quanto à população atendida, esta passou a contar com uma nova modalidade de atendimento psicológico ainda pouco disponível em serviços de saúde, ampliando o alcance da Psicologia no que se refere à promoção de Saúde.
Descrição: Trabalho apresentado no 31º SEURS - Seminário de Extensão Universitária da Região Sul, realizado em Florianópolis, SC, no período de 04 a 07 de agosto de 2013 - Universidade Federal de Santa Catarina.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/117075
Data: 2014-06-10


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
Saúde - ATENDIM ... CIAL WINNICOTTIANO (1).pdf 248.7Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar