Aquisição da competência aquática em escolares: Uma intervenção pedagógica

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Aquisição da competência aquática em escolares: Uma intervenção pedagógica

Mostrar registro completo

Título: Aquisição da competência aquática em escolares: Uma intervenção pedagógica
Autor: Xavier, Ernani Filho; Papst, Josiane; Cesário, Marilene; Cassins, Nathana; Sales, Priscila; Umbelino, Silvia; Piovani, Veronica; Gutman, Victor Hugo; Batalha, Roseli
Resumo: Programas estruturados de natação podem fornecem informações sobre saúde e desenvolvimento das crianças. Quanto à aspectos metodológicos relacionados à atuação dos profissionais e ganhos motores dos praticantes os dados não são assim tão completos. Sabe-se que fatores orgânicos, biomecânicos e ambientais atuam de maneira complementar e são mecanismos que possivelmente estão por traz de transições comportamentais observadas no desempenho das crianças. Evidências a favor da uma relação positiva entre procedimentos pedagógicos e ganhos motores específicos nas atividades na água ainda carecem de maiores evidências experimentais. O Objetivo desse trabalho é relatar os resultados obtidos durante o período de intervenção do projeto de extensão A Escola Como Lócus de Formação e Aprendizagem Docente: Construindo Possibilidades de Intervenção para o Ensino da Educação Física na competência aquática das crianças e no conhecimento procedimental dos acadêmicos responsáveis pela condução da intervenção. Participaram do estudo 90 crianças com idade entre 10 e 11 anos matriculadas nas quintas séries do Colégio Estadual 11 de Outubro em Cambé e do Colégio de Aplicação da Universidade Estadual de Londrina e 12 estagiários do curso de Educação Física da UEL. Ao todo foram realizadas 30 sessões de prática de uma hora uma vez por semana nas piscinas do CEFE. Durante o período de intervenção formam desenvolvidos workshops para a o conhecimento das habilidades aquáticas, identificação e superação de problemas relacionados às práticas de ensino pelos estagiários do projeto. Ao final da intervenção as crianças foram avaliadas. Houve um aumento da competência aquática dos participantes e da confiança entre os alunos e os estagiários. Observou-se ainda um ganho generalizado de competência por parte dos acadêmicos envolvidos com as ações do programa acerca da habilidade nadar e dos procedimentos. Os resultados abrem novas perspectivas de investigação.
Descrição: Trabalho apresentado no 31º SEURS - Seminário de Extensão Universitária da Região Sul, realizado em Florianópolis, SC, no período de 04 a 07 de agosto de 2013 - Universidade Federal de Santa Catarina.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/117074
Data: 2014-06-10


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
Saúde - AQUISIÇ ... RVENÇÃO PEDAGÓGICA (1).pdf 262.5Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar