A dança circular e os jogos cooperativos entram na escola para que a cooperação e cidadania sejam fortalecidas
Show full item record
Title:
|
A dança circular e os jogos cooperativos entram na escola para que a cooperação e cidadania sejam fortalecidas |
Author:
|
Moya, Leisi
|
Abstract:
|
Quando ouço alguns colegas mencionarem que não ensinam a dança na escola, porque os alunos não querem ou se recusam a fazer, me questiono se o problema é realmente o aluno ou se existe também uma insegurança por parte desse professor ao propor algo diferente e que talvez não tenha tanto domínio, como os demais conteúdos ensinados. Da mesma maneira, me questiono quando ouço um aluno mencionar que não quer aprender dança, será que não quer mesmo, ou não quer se expor? A dança atrai olhares e isso pode causar uma grande insegurança. O questionamento e motivação para a realização desse estudo foi: A dança realmente não interessa aos alunos ou nós, professores, não temos dado a devida atenção a esse saber nas escolas?. Esse questionamento parte de várias falas de colegas de profissão alegando que não ensinam dança na escola, porque os alunos não demonstram interesse algum. Tais falas se contradizem com o que temos presenciado nas escolas por onde temos lecionado. Atualmente o conteúdo de dança está presente em cursos de licenciatura, tais como Artes, Educação Física, Pedagogia, em que a didática e o ensino da dança fazem parte do currículo do curso. No entanto, normalmente essas aulas são insuficientes para romperem a distância entre as escolas especializadas de dança e o ambiente escolar. Notamos claramente a necessidade de transpor as discussões teóricas e começarmos a divulgar mais as experiências bem-sucedidas no que diz respeito ao processo |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/116844
|
Date:
|
2014-05-27 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar