Relatório da delegacia do ensino de Ribeirão Preto, 1934, SP.

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Relatório da delegacia do ensino de Ribeirão Preto, 1934, SP.

Mostrar registro completo

Título: Relatório da delegacia do ensino de Ribeirão Preto, 1934, SP.
Autor: Minhoto, Dorival Dias
Resumo: Parte 1: Inicialmente, o documento traz uma fotografia do prédio do segundo Grupo Escolar de Ribeirão Preto. Logo abaixo da imagem, tem-se uma breve narrativa histórica de tal estabelecimento de ensino, bem como algumas atividades que foram desenvolvidas pelos alunos desse Grupo Escolar. Uma das atividades foi a exposição de trabalhos manuais. Em se tratando do funcionamento do ano letivo de 1934, observa-se, no documento, que os alunos do 1º, 2º e 3º anos foram classificados em “fracos, médios e fortes”. Tal classificação se deu após a aplicação de provas de Linguagem Escrita e Aritmética. Este documento está disponível no Arquivo Público do estado de São Paulo. Parte 2: Inicialmente, o documento traz uma fotografia do prédio do Grupo Escolar “Cel. Francisco Martins” do município de Franca, fundado em 3 de maio de 1905. Logo abaixo da imagem, registra-se um breve conteúdo histórico de tal estabelecimento de ensino e das atividades desenvolvidas pelo Grupo Escolar, a exemplo: a instalação de uma sala para os trabalhos manuais; o funcionamento do gabinete dentário; a instalação da biblioteca escolar; a fundação dos clubes agrícolas. Dentre outras. Por fim, evidenciam-se alguns apontamentos do quantitativo de classes, de alunos e de professores, bem como a movimentação financeira. Este documento está disponível no Arquivo Público do estado de São Paulo. Parte 3: Inicialmente, o documento traz uma fotografia do prédio do Grupo Escolar “Salles de Oliveira” do município de Orlandia. Logo abaixo da imagem, registra-se um breve conteúdo histórico de tal estabelecimento de ensino. Em seguida, o documento apresenta alguns apontamentos do balancete geral da Caixa Escolar e da Assistência ao Corpo Docente. Observa-se que houve palestras pedagógicas nos meses de março, abril, junho, julho, agosto, setembro e outubro do ano de 1934, a fim de orientar o ensino. Nessas palestras ficou estabelecido, diz o documento, a aplicação das provas de Linguagem e Aritmética para a provável promoção dos alunos. Este documento está disponível no Arquivo Público do estado de São Paulo. Parte 4: Inicialmente, o documento apresenta alguns apontamentos históricos do Grupo Escolar de São Joaquim, fundado em 5 de novembro de 1921. Em se tratando do funcionamento desse estabelecimento de ensino, diz o documento que o ensino das matérias do programa vinha sendo seguido, com predominância da Leitura, da Escrita e do Cálculo. Em seguida, evidenciam-se alguns trabalhos desenvolvidos nesse grupo escolar e os resultados alcançados com tais atividades. Este documento está disponível no Arquivo Público do estado de São Paulo. Parte 5: Inicialmente, o documento traz uma fotografia do Grupo Escolar de Sertãozinho, fundado em fevereiro de 1903. Em seguida, registram-se alguns apontamentos históricos desse estabelecimento de ensino, sobre a aposentadoria de funcionários, do pessoal administrativo e do ensino. Em se tratando do ensino, diz o documento que as orientações do ensino de Aritmética forma modificadas, porém não são evidenciadas quais modificações foram essas. Este documento está disponível no Arquivo Público do estado de São Paulo.
Descrição: Relatório das atividades escolares da região de Ribeirão Preto apresentado por Dorival Dias Minhoto, referente ao ano de 1934, SP.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/116476
Data: 1934


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
Relatório da de ... eto, 1934, parte 1, SP.pdf 1.184Mb PDF Visualizar/Abrir pdf
Relatório da d ... eto, 1934, parte 2, SP.pdf 1.064Mb PDF Visualizar/Abrir
Relatório da d ... eto, 1934, parte 3, SP.pdf 1.166Mb PDF Visualizar/Abrir
Relatório da d ... eto, 1934, parte 4, SP.pdf 1.113Mb PDF Visualizar/Abrir
Relatório da d ... eto, 1934, parte 5, SP.pdf 979.9Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar