Relatório da delegacia regional do ensino de Itapetininga, 1936, SP.

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Relatório da delegacia regional do ensino de Itapetininga, 1936, SP.

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Title: Relatório da delegacia regional do ensino de Itapetininga, 1936, SP.
Author: Rios, Fernandos
Abstract: Parte 1: Trata-se, em particular, de dois tópicos desse relatório: os programas de ensino e a renovação didática. Em se tratando dos programas de ensino, o documento inicia fazendo menção a Binet e a Ferriere. Ainda no tópico dos programas, o documento registra que em 1932 as escolas de Itapetininga voltaram-se de novo ao programa de 1925. Porém, o programa que vigorava em 1936 era o programa mínimo de 1934. No que se alude a renovação didática, o documento deixa em evidencia que o sistema de ensino de Itapetininga era escolanovista. Este documento está disponível no Arquivo Público do estado de São Paulo. Parte 2: O documento traz, de início, dados estatísticos de alfabetização nos grupos escolares e nas escolas isoladas de municípios paulistas. Como justificativa do alto índice de reprovação na região de Itapetininga aponta-se os seguintes indicativos: Classes heterogêneas; crianças imaturas no 1º ano; matriculas tardias; fraca frequência de alunos; licenciamento de professores. Para cada um desses pontos, observam-se breves comentários. Este documento está disponível no Arquivo Público do estado de São Paulo. Parte 3: O documento traz como um dos indicativos que reflete no alto índice de reprovação de alunos em escolas de Itapetininga a “Impericia profissional dos professores novos”. De modo particular, o documento registra uma crítica aos professores recém-formados nas escolas normais que não saem com o mínimo necessário para o exercício da sua profissão. Este documento está disponível no Arquivo Público do estado de São Paulo. Parte 4: De modo particular, essa parte do relatório retrata do “Professorado Primário”. Trata-se de uma crítica à formação dos professores primários que com dedicação e entusiasmo não saem das Escolas Normais como o mínimo de conhecimento necessário para sua atuação profissional. A crítica centra-se pelo fato do professor primário não saber classificar seus alunos nem separa-los em secções; por não saber como orientar o ensino das disciplinas constantes no programa. Por não saber preencher o boletim mensal. Este documento está disponível no Arquivo Público do estado de São Paulo.
Description: Relatório da delegacia regional do ensino de Itapetininga, apresentado pelo professor Fernando Rios, em 22 de abril de 1937, nº 219, referente ao ano de 1936.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/116456
Date: 1936


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