ACOMPANHAMENTO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL: INOVANDO A GESTÃO DE PESSOAS NA UNIVERSIDADE PÚBLICA.

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ACOMPANHAMENTO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL: INOVANDO A GESTÃO DE PESSOAS NA UNIVERSIDADE PÚBLICA.

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Title: ACOMPANHAMENTO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL: INOVANDO A GESTÃO DE PESSOAS NA UNIVERSIDADE PÚBLICA.
Author: Fernandes, José Munhoz
Abstract: Tem se observado uma preocupação crescente por parte das organizações, em se implantar mecanismos eficazes de avaliação do desempenho humano no trabalho. Além de oferecer um importante feedback, essas sistemáticas geralmente estão vinculadas a algum tipo de planejamento de desenvolvimento profissional, ou planos de carreira. Inúmeros são os modelos de metodologias de avaliação do desempenho humano no trabalho, porém, escolher aquele que mais se assemelha com a cultura organizacional tem se tornado um grande dilema, pois importar modelos aplicados em outras organizações quase sempre tem se mostrado ineficaz. A Universidade Estadual Paulista – UNESP, experimentou diversas sistemáticas de avaliação do desempenho de seu pessoal técnico administrativo até o ano de 1992, modelos esses conhecidos como tradicionais, como por exemplo, o da escala gráfica. Entretanto, após sete anos de pesquisas, discussões e debates junto a sua comunidade de servidores técnicos e administrativos, em julho de 1999 a universidade implantou em todas as suas unidades universitárias, que representavam na época quinze campi universitários, uma nova sistemática denominado Acompanhamento de Desenvolvimento Profissional – ADP. Este sistema, que acompanha as novas tendências em avaliação do desempenho humano no trabalho, voltadas a resultados, em muito se assemelha a Avaliação Participativa Por Objetivos – APPO. Este artigo tem como objetivo apresentar este sistema e tecer algumas considerações a respeito de sua implementação dentro da universidade pesquisada, já que o autor participou efetivamente de seu projeto de implantação. A presente pesquisa pode ser classificada como do tipo qualitativa exploratória. Para a coleta dos conteúdos utilizou-se de fontes secundárias, combinada com a técnica de observação-participante, pois o autor - profissional da área de recursos humanos da universidade pesquisada – além de ter participado efetivamente da implantação do sistema; como servidor técnico administrativo da UNESP também é avaliado pelo mesmo.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/116306
Date: 2003-05-09


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