Estudo de localização para implantação de terminais rodoferroviários de contêineres na ferrovia do frango em Santa Catarina

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Estudo de localização para implantação de terminais rodoferroviários de contêineres na ferrovia do frango em Santa Catarina

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Título: Estudo de localização para implantação de terminais rodoferroviários de contêineres na ferrovia do frango em Santa Catarina
Autor: Hassemer, Leonardo
Resumo: No cenário atual de globalização, o Brasil busca rever sua infraestrutura de transporte, hoje firmada principalmente sobre o modal rodoviário. O crescente investimento no setor ferroviário fomenta também no País o transporte intermodal, que pode se mostrar uma ótima alternativa no transporte de cargas, através da combinação das vantagens de cada modal. A partir do projeto da Ferrovia do Frango, em Santa Catarina, foi feito um estudo de macrolocalização para instalação de terminais de contêineres, que são o elo entre os modais e têm papel fundamental no sucesso da intermodalidade. Para tanto, definiram-se os fluxos de carga da nova ferrovia, com os quais foram simulados cenários considerando terminais em diferentes municípios. Com o auxílio do software SigTrans, desenvolvido pelo Laboratório de Transportes e Logística, UFSC, buscou-se a minimização dos custos logísticos totais, o que retornou no melhor resultado com a implantação de dois terminais de contêineres, em Concórdia e em Chapecó.In the current scenario of globalization, Brazil seeks to reconsider its transport infrastructure, today heavily based on highways. The increasing investment in the railroad sector also foments the intermodal transportation, which can turn into an excellent alternative for freight transport, by the combination of the advantages of each mode. Considering the project of the Ferrovia do Frango, in the state of Santa Catarina, a location study was conducted for the installation of container terminals, which are the link between the different transport modalities. For that purpose, freight flows of the new railroad were defined so that could be simulated in scenarios with transshipment terminals in different cities. With the aid of the software SigTranss, developed by Laboratório de Transportes e Logística, UFSC, it was intended to minimize the logistic costs, what showed the best result by setting two container terminals in the cities of Concórdia and Chapecó.
Descrição: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Civil.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/115440
Data: 2013-11-29


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