REFLEXÕES SOBRE A AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL

DSpace Repository

A- A A+

REFLEXÕES SOBRE A AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL

Show full item record

Title: REFLEXÕES SOBRE A AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL
Author: Monteiro, Luiz Antonio dos Santos
Abstract: Este artigo objetiva delinear o estágio em que se encontra a avaliação dos cursos superiores a distância no Brasil, com vistas a contribuir para a discussão de seus mecanismos de ação. Trata-se de um estudo de caso, de natureza descritiva e exploratória, desenvolvido sob enfoque qualitativo. Para a coleta de dados foram utilizados as pesquisas bibliográfica e documental, e para organizar e discutir os resultados encontrados, adotou-se o Método de Análise de Conteúdo. Verificou-se que os cursos de graduação a distância vêm crescendo de forma abrangente e acelerada no Brasil, que registra atualmente 96 instituições de ensino superior pública oferecendo cursos de graduação nesta modalidade de ensino em várias áreas do conhecimento, contando com cerca de 720 polos presenciais para seu desenvolvimento. Embora já se registram algumas iniciativas para avaliar a qualidade destes cursos, elas ainda se mostram incipientes. No entanto, considerando-se a experiência do país em avaliar os cursos presenciais de graduação e pós-graduação, quaisquer propostas para a construção de mecanismos para a avaliação da EAD têm de contemplá-la, adequadamente, além das especificidades que a caracterizam.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114907
Date: 2013-11-27


Files in this item

Files Size Format View
2013236 - Reflexões sobre a avaliação dos.pdf 335.4Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar