ENTRE A RACIONALIDADE SUBSTANTIVA E A RACIONALIDADE INSTRUMENTAL: A ANÁLISE DA VISÃO DOS DOCENTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO NA FORMAÇÃO DO PERFIL DISCENTE
Show full item record
Title:
|
ENTRE A RACIONALIDADE SUBSTANTIVA E A RACIONALIDADE INSTRUMENTAL: A ANÁLISE DA VISÃO DOS DOCENTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO NA FORMAÇÃO DO PERFIL DISCENTE |
Author:
|
Soares, Letícia de Souza; Almeida, Rogério da Silva
|
Abstract:
|
Este trabalho propõe uma discussão de como ocorre a disseminação da racionalidade substantiva e instrumental no curso de administração de uma IES pública, com objetivo de investigar o impacto das visões de mundo e práticas pedagógicas pertencentes aos docentes na formação do perfil discente. A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso de abordagem qualitativa exploratória. A razão pela escolha do curso de administração se deve pelo fato de que formará gestores que irão dirigir diversos tipos de organizações, ou seja, exercerão poder sobre outras pessoas. Será que a lógica de mercado do capitalismo contemporânea é predominante no curso? Será que a racionalidade instrumental transformou-se na base para estabelecimento das relações meio-fim a partir de cálculos utilitários de conseqüências? Para responder estas perguntas foram convidados a participar deste estudo quatro professores de áreas distintas do curso e 45 acadêmicos de diferentes níveis de aprendizado. Através da técnica de análise de conteúdo, observou-se que metade dos docentes tende para a racionalidade substantiva, enquanto o restante para a ação racional instrumental, já a análise discente demonstrou um resultado mais incisivo, visto que a racionalidade substantiva foi predominante em todos os níveis pesquisados, o que nos leva a certos questionamentos que predispõem novos estudos na área. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114889
|
Date:
|
2013-11-27 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar