A BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA DA UFSC COMO ESPAÇO DE ENSINO/APRENDIZAGEM: PROPOSTA DE DIRETRIZES PARA UMA BIBLIOTECA ESCOLA UTILIZANDO OS CONCEITOS DA INFORMATION LITERACY
Show full item record
Title:
|
A BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA DA UFSC COMO ESPAÇO DE ENSINO/APRENDIZAGEM: PROPOSTA DE DIRETRIZES PARA UMA BIBLIOTECA ESCOLA UTILIZANDO OS CONCEITOS DA INFORMATION LITERACY |
Author:
|
Ramos, Magda Camargo Lange; Santiago, Marcia Dietrich; May, Paulo Roberto
|
Abstract:
|
No Brasil, as bibliotecas universitárias tem um peso relevante nas avaliações das Instituições de Ensino Superior, além de apoiar a pesquisa, o ensino e o aprendizado através da provisão do acesso à informação. O mercado de trabalho exige do bibliotecário novas habilidades e conhecimentos, definidos como competência em informação, com ênfase no aprendizado no decorrer da vida. A ideia de criar um modelo de biblioteca escola é amparado em outros modelos já existentes: hospital-escola, farmácia-escola que buscam envolver o estudante em situações reais de aprendizagem. Este artigo apresenta uma revisão literária em bases de dados nacionais e internacionais, em periódicos, dissertações de mestrado, teses de doutorado bem como, livros sobre o assunto. Amplia-se esta pesquisa por meio dos procedimentos metodológicos adotados, com aplicação de enquete inicial e posteriormente aplicação de questionários, que deverão proporcionar avaliações e reflexões sobre o assunto, possibilitando o alcance do principal resultado que é, desenvolver um modelo de biblioteca – escola, a partir da integração entre os processos de ensino desenvolvidos nas disciplinas dos Cursos de Graduação em Biblioteconomia e Arquivologia do Depto de Ciências da Informação do CED, com a estrutura organizacional e funcional atual da Biblioteca Universitária da UFSC. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114878
|
Date:
|
2013-11-27 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar