Abstract:
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A pesquisa tem por finalidade investigar e analisar as contribuições das ações vinculadas ao Programa de Apoio aos Estudantes com Necessidades Especiais (PAENE), da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. O estudo caracteriza-se como qualitativo e documental, de abordagem avaliativa de enfoque interpretativo, realizado por meio de entrevista semiestruturada com 8 alunos com deficiência de diferentes cursos da universidade. As ações do Programa incluem desde o atendimento individual, plantões sociais, reuniões com os bolsistas de acompanhamento e com os alunos com deficiência. Os dados apontam que no ano de 2011, a universidade teve a matrícula, nos cursos de graduação, de 10 alunos com deficiência. Desses, apenas 5 permaneceram nos cursos de Arquivologia, Direito, Enfermagem, Gestão Ambiental e Economia. Dos demais, 3 se desligaram por abandono o curso e 2 desligados a pedido. Cabe salientar que todos os alunos que permaneceram possuem deficiência física. Entre os que se desligaram, além da deficiência física, a deficiência visual e mental. Já no ano de 2012, foram 16 matriculados, nos seguintes cursos: Psicologia (2), Pedagogia (2), Medicina(4), Engenharia de Computação(1), Ciências Contábeis(1), Ciências Biológicas (Licenciatura)(1), História (Licenciatura)(1), Letras(1), Direito(1), Refrigeração e Climatização(1) e Sistemas de Informação(1). Neste ano, foram matriculados alunos com diversas deficiências, o que demonstra que a ampliação das condições de acesso e de permanência contribuíram para que um grande número de alunos deficientes dessem início a sua vida universitária. Também salienta-se que apenas 1 aluno foi desligado a pedido. Concluímos que por se tratar de uma demanda nova na Educação Superior, a inclusão vem sendo realizada de maneira lenta e construída com os deficientes que fazem “valer” seus direitos dentro da universidade. |