O PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (PARFOR) NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA (UFRB): UM CALEIDOSCÓPIO DE OLHARES
Show full item record
Title:
|
O PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (PARFOR) NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA (UFRB): UM CALEIDOSCÓPIO DE OLHARES |
Author:
|
Lima, Tatiana Polliana Pinto de; Silva, Neilton da; Almassy, Rosana Cardoso Barreto; Almassy Junior, Alexandre Américo
|
Abstract:
|
Este artigo visa avaliar o Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) sob a ótica dos coordenadores, professores-formadores e professores-cursistas dos cursos de Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Ciências da Natureza e Licenciatura em Pedagogia vinculados ao PARFOR desta universidade. Para obtenção dos dados desta pesquisa foram utilizados questionários estruturados aplicados a seis coordenadores (dois ex-coordenadores institucionais do Programa na universidade, o coordenador institucional na atualidade, e os três coordenadores dos cursos em andamento); vinte e sete professores-formadores (docentes) e cento e cinquenta e um professores-cursistas (discente) sendo um estudo de caso de cunho avaliativo. Trata-se de um recorte da pesquisa de abordagem mista (quanti e qualitativa) realizada no ano de 2012. Percebeu-se que apesar de todos os problemas que acompanham uma formação em serviço tais como conciliação entre os estudos e as 40 horas de jornada de trabalho na escola, o PARFOR/UFRB tem contribuído para que mudanças ocorram no interior da escola pública e para que a formação de professores seja repensada. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114805
|
Date:
|
2013-11-27 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar