INDICADORES DE GESTÃO DO PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DA AMAZÔNIA BRASILEIRA

DSpace Repository

A- A A+

INDICADORES DE GESTÃO DO PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DA AMAZÔNIA BRASILEIRA

Show full item record

Title: INDICADORES DE GESTÃO DO PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DA AMAZÔNIA BRASILEIRA
Author: Oliveira, Clésia Maria de; Guilherme, Crystiany Maria; Pedruzzi, Nubiana Lima Irmão; Siena, Osmar; Brasil, Walterlina; Braga, Aurineide Alves
Abstract: Por meio de uma abordagem exploratória e qualitativa este artigo buscou apresentar a gestão da educação superior a distância em universidades amazônicas a partir da estratégia de identificação dos indicadores essenciais para a gestão do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) nas Universidades Federais da região Norte. Com o método estruturado em três etapas, a partir de dados coletados na literatura, em documentos e nos questionários aplicados às equipes gestoras de programas UAB das nove Universidades, buscou-se, inicialmente o estado da arte sobre gestão estratégica com foco na Educação à Distância, incluindo processos, ferramentas e indicadores dos cursos; e em seguida, a comparação das características da gestão dos cursos oferecidos no programa UAB na região Norte do Brasil, resultando, finalmente, na proposição de um conjunto de indicadores de qualidade para avaliar e melhorar os processos de gestão dos cursos ofertados. Dentre os resultados encontrados, ressaltam-se o panorama geral de oferta de cursos no âmbito do Programa UAB nas Universidades Federais da Amazônia brasileira, o macroprocesso de oferecimento de ensino neste programa e a proposta de uma matriz de indicadores de gestão, categorizados em treze dimensões, cuja validação se fará presente na continuidade dos estudos.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114804
Date: 2013-11-27


Files in this item

Files Size Format View
2013127 - Indicadores de gestão do programa.pdf 439.9Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar