SER OU NÃO SER: OS CONFLITOS FUNCIONAIS DO PROFISSIONAL NO CONTEXTO DAS ESCOLAS DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

SER OU NÃO SER: OS CONFLITOS FUNCIONAIS DO PROFISSIONAL NO CONTEXTO DAS ESCOLAS DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL

Mostrar registro completo

Título: SER OU NÃO SER: OS CONFLITOS FUNCIONAIS DO PROFISSIONAL NO CONTEXTO DAS ESCOLAS DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL
Autor: Souza Júnior, Jalmir Pinheiro de; Santos, Betânia Araújo Cosme dos; Vigoderis, Ricardo Brauer; Santos, Heloísa Fernanda da Silva; Holanda, Mônica Calixto Ribeiro de
Resumo: As instituições de ensino superior brasileiras vêm passando por sucessivas mudanças desde a implementação da LDB, e consequente atuação do professor alicerçada na tríade ensino, pesquisa e extensão. Um processo de transformação em direção a conceber a universidade como empresa, orientada para as demandas do mercado, com cobranças por maior produtividade ganhou força. Este estudo qualitativo, interpretativista, visa ampliar a discussão dos impactos que este cenário tem causado nos docentes, e na realização da prática docente. Foram entrevistados nove docentes que se posicionaram por meio da exposição da experiência já vivenciada na sua atuação cotidiana. Os resultados, pós análise do discurso, evidenciaram a situação preocupante em que se encontra a classe de professores de ensino superior no Brasil, passando por frustrações e insatisfações, no campo profissional, que só fazem estimular o individualismo, aguçar a competitividade entre colegas, e a conseqüente queda na qualidade das relações estabelecidas entre alunos e professores. A desmotivação profissional tem se intensificado a cada período e é ilustrado pelo aumento dos conflitos e pela inquietação com a qual muitos já convivem, na dúvida iminente por ser ou não ser um professor universitário.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114710
Data: 2013-11-27


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
2013043 - Ser ou não ser.pdf 438.5Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar