Responsabilidade social empresarial: uma inserção do serviço social

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Responsabilidade social empresarial: uma inserção do serviço social

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Título: Responsabilidade social empresarial: uma inserção do serviço social
Autor: Pfeifer, Mariana
Resumo: Nas últimas décadas, o mundo vem se deparando com intensas transformações no mundo do trabalho com a globalização da economia ao mesmo tempo em que se agravam as situações de pobreza e poluição ambiental. A lógica contraditória do capitalismo colocou o planeta diante de problemas globais, sendo a ação no campo social o grande desafio da atualidade. Pensar em praticas inovadoras de enfrentamento da questão social é pensar na possibilidade 'de reversão das desigualdades sociais através da evolução das relações de trabalho no sentido da justiça social e da cidadania Assim, pode-se verificar o surgimento de uma nova ordem social a partir da articulação entre diferentes atores - Estado, sociedade Civil e mercado. A mobilização em função do Terceiro Setor reside nas oportunidades que ele vem criando para inserir e promover a cidadania. As iniciativas que vêm das empresas demonstram o quanto que a sociedade civil organizada pode empreender pelo social. 0 fortalecimento das parcerias intersetorias entre Estado, Terceiro Setor e empresas proporciona o desenvolvimento de projetos e programas de grande alcance social. A ação social das empresas perpassa a compreensão da responsabilidade social, que implica na forma de conduzir os negócios, baseada em princípios e valores de forma a encontrar-se com uma conduta ética e responsável para com o social e o meio ambiente. A responsabilidade social empresarial está fortemente embasada no conceito de desenvolvimento sustentável, articulando categorias teórico-práticas como valores e transparência; público interno; meio ambiente: fornecedores: consumidores/clientes; comunidade e: governo e sociedade. Desta forma, diferentes ferramentas de gestão estão sendo criadas e implantadas nas empresas. Este trabalho relata a metodologia e a aplicação da ferramenta Indicadores Ethos de Responsabilidade Social Empresarial numa empresa de transporte coletivo urbano, verificando o contexto da responsabilidade social nesta empresa e buscando construir estratégias para otimizar seus processos entre as categorias teóricas de abrangência da responsabilidade social. Este movimento representa um processo de transição para um novo padrão de desenvolvimento humano e sustentável, apresentando alternativas de posturas e praticas empresariais para o enfrentamento da questão social e a universalização da cidadania. Assim, diante das competências e técnicas próprias da formação do Assistente Social, verifica-se que o profissional se enquadra as especificidades da gestão eficiente da responsabilidade social. O desenvolvimento desta pesquisa propiciou construir o perfil e as qualificações necessárias ao profissional da gestão socialmente responsável, denominado Gestor Social, articulando as características da responsabilidade social e do Serviço Social
Descrição: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Serviço Social.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114432
Data: 2003


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