Title: | A informatização das bibliotecas escolares municipais de Florianópolis: percepção dos estagiários de Biblioteconomia. |
Author: | Aponte, Maria Pilar |
Abstract: |
Esta pesquisa visa analisar as percepções dos estudantes de Biblioteconomia que estagiaram em bibliotecas na Rede Municipal de Educação de Florianópolis e obtiveram contato com o processo de automação destas unidades, apresentando as opiniões expressas dos acadêmicos em relação ao grau satisfatório e insatisfatório acerca das funcionalidades processuais. Com um referencial teórico focado nas reflexões de autores que basearam seus estudos nos fenômenos sociais, buscou-se compreender as representações sociais existentes nas expressões dos participantes. O caráter da pesquisa deu-se através de método qualitativo, com a finalidade de compreender os aspectos sociais existentes nas opiniões obtidas. A coleta de dados concretizou-se através de entrevista, composta por questões abertas que buscaram exprimir estas informações dos respondentes. A técnica do Discurso do Sujeito Coletivo foi adotada para a análise dos dados obtidos mediante entrevista, com a finalidade de organizar estes discursos e transformá-los em um discurso único e representativo, que figurasse a opinião geral dos entrevistados. Os resultados apontam para as diferenças existentes entre as unidades de informação conhecidas pelos participantes, demonstrando a ausência de um padrão que nivele todas as unidades da Rede à mesma etapa do processo, tornando-o mais ágil e, conseqüentemente, mais útil. Os discursos evidenciaram, ainda, a diferença existente entre a teoria técnica do curso de Biblioteconomia e as práticas da mesma, decorrentes das adversidades existentes na rotina do profissional bibliotecário, adversidades estas que foram constatadas através da experiência do estágio curricular. This research intends to analyze the perceptions of the Librarianship's students that worked as trainees at libraries belonging to Florianópolis Municipal Education Web and had contact with the automation processes of such unities. The goal is to gather their opinions about how satisfying or unsatisfying the process functions are. With a theoretical referential focus on the views of authors that based their studies on social behaviors, it was of utmost importance to understand the social representations expressed in each participant's expressions. The research was performed using the Qualitative Method, aiming for understanding of the social aspects found in the various given opinions. The data collection was obtained via interviews, composed by open questions that were specifically meant to obtain said opinions from the subjects who were interviewed. The Collective Subject Discourse (CSD) was utilized for the analysis of the data that was obtained, with the end result of organizing each interview and modeling the information into a single representative speech that displayed the overall main opinions of each participating individual. The results of the study pointed to existing differences between the information known by each individual student, showing a lack of pattern that could level all participating units. The research will help allow the Web to function as a whole, which the intended result being a more agile and consequently more useful process that's improved overall. The discourse also brought to light the existing differences between the technical theory of the Librarianship course and the practical techniques that it utilizes; adversities that were proven through the Curricular experience as a whole. Este estudio pretende analizar las percepciones de los estudiantes de Bibliotecologia que trabajaron como pasantes en bibliotecas de la Red Municipal de Educación de Florianópolis y obtuvieron contacto con el proceso de automatización de estas unidades, presentando las opiniones expresas de los académicos en relación al grado satisfactório e insatisfatório acerca de las funcionalidades procesuales. Con un referencial teórico focado en las reflexiones de autores que basearon sus estudios en los fenômenos sociales, se buscó comprender las representaciones sociales existentes en las expresiones de los participantes. El caracter del estúdio se dio por el método qualitativo, con la finalidad de comprender los aspectos sociales existentes en las opiniones obtenidas. La colecta de datos se concretizó a través de uma entrevista, compuesta por cuestiones abiertas que buscaron sacar estas informaciones de los respondentes. La técnica del Discurso del Sujeto Colectivo fue adoptada para la analisis de los datos obtenidos mediante entrevista, con la finalidad de organizar estos discursos y transformar-los en un discurso único y representativo, en que figurara la opinión general de los entrevistados. Los resultados apuntam para las diferencias existentes entre las unidades de información conocidas por los participantes, demostrando la ausencia de un padrón que nivele a todas las unidades de la Red a uma misma etapa del proceso, tornando-lo mas ágil y, consecuentemente, mas útil. Los discursos evidenciaron, todavia, la diferencia existente entre la teoria técnica del curso de Bibliotecologia y las prácticas de la misma, decorrentes de las adversidades existentes en la rutina del profesional bibliotecário, adversidades estas que fueron constatadas a través de la experiência de pasantía. |
Description: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Curso de Biblioteconomia. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114073 |
Date: | 2013-11-27 |
Files | Size | Format | View | Description |
---|---|---|---|---|
TCC_Maria.pdf | 1023.Kb |
View/ |
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |