INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UTOPIA OU MARKETING PÓS-MODERNO? O CASO BRASIL.
Show full item record
Title:
|
INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UTOPIA OU MARKETING PÓS-MODERNO? O CASO BRASIL. |
Author:
|
Laux, Raul Otto; Perstchy, Günther Lother
|
Abstract:
|
Este artigo aborda a internacionalização da educação superior desde um ponto de vista crítico-construtivo, no Brasil e no MERCOSUL. Três objetivos movem a pesquisa: (1) Analisar a efetividade das ações de internacionalização da educação superior com qualidade, a partir do Brasil, potencialmente promotores da formação aprimorada do indivíduo; (2) Identificar as fortalezas e fragilidades que rondam este âmbito educativo global; (3) Apontar os supostos indicadores que dificultariam dito desiderato, comentando-os em busca de possíveis soluções. Para atender a estes objetivos, utilizou-se uma abordagem metodológica de pesquisa teórico-qualitativa, exploratória (com viés descritivo) e fenomenológica. Bibliografia nacional e estrangeira, impressa e eletrônica, se constituiu em fonte primária de dados, a esta somando-se o acervo experiencial do autor em sua larga trajetória como docente e investigador científico. Os resultados apontam para um cenário estratégico dos processos de internacionalização ainda mui tímidos e sem aparentes grandes perspectivas nesse intento, a começar pelo desprezo à obrigatoriedade de uma segunda língua e estrangeira, fundamental já para a região do Pacto de Assunção. Conclui-se que a indevida intromissão da política partidária é parte de um problema maior, emperrando o sucesso da pretensão guerreada. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/113113
|
Date:
|
2013-11-27 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar