FORMAÇÃO ESPECIAL DE PROFESSORES: AVALIAÇÃO DE RESULTADOS EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL

DSpace Repository

A- A A+

FORMAÇÃO ESPECIAL DE PROFESSORES: AVALIAÇÃO DE RESULTADOS EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL

Show full item record

Title: FORMAÇÃO ESPECIAL DE PROFESSORES: AVALIAÇÃO DE RESULTADOS EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL
Author: Regio, Maria de Lourdes Severo; Pereira, Luciana Manzoni; Marasciulo, Claudia Cavallari; Souza, Solange Mainardi de; Junior, Vitor Francisco Schuch
Abstract: A discussão sobre a formação de professores vem se ampliando em decorrência de variados problemas constatados no desempenho das redes escolares e na diminuição da procura pela carreira docente. Nesse contexto, o presente artigo tem como objetivo identificar no âmbito da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) os egressos do Curso Especial de Graduação para Formação de Professores para a Educação Profissional (PEG) que estão atuando como docente e analisar se os conhecimentos adquiridos no PEG contribuíram para encarar a realidade de uma sala de aula. Para tal investigação utilizou-se uma pesquisa descritiva, exploratória do tipo estudo de caso, utilizando-se como instrumento de coleta de dados a aplicação de um questionário enviado por e-mail com as informações para acesso e preenchimento do mesmo. O acesso ao questionário foi por meio do link da página da UFSM, sendo necessário utilizar o usuário e a senha do portal do professor. Neste contexto, o presente estudo foi realizado juntamente aos alunos egressos do PEG – UFSM. Como resultado constatou-se a importância e a necessidade dos cursos de formação e que poucos docentes sentiram problemas na formação de professores, nos levando a acreditar que esta constatação esteja ligada ao fato que a maioria já exercia a função de docente.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/113109
Date: 2013-11-27


Files in this item

Files Size Format View
2013157 - Formação especial de professores.pdf 579.4Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar