A RELAÇÃO ENTRE O IGC E O PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA ANÁLISE DO PDI EM FACULDADES ISOLADAS
Show full item record
Title:
|
A RELAÇÃO ENTRE O IGC E O PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA ANÁLISE DO PDI EM FACULDADES ISOLADAS |
Author:
|
Francisco, Thiago Henrique Almino; Silva, Júlio Eduardo Ornelas Silva; Ramos, Alexandre Moraes; Rodrigues, Thiago Meneghel
|
Abstract:
|
O artigo versa sobre um estudo que tem a intenção de apresentar as principais ações que confirmam a relação entre o IGC e o PDI na perspectiva do Projeto Pedagógico Institucional no contexto de Faculdades Isoladas localizadas no sul do estado de Santa Catarina. No escopo teórico, a pesquisa elenca aspectos que contextualizam a estrutura das faculdades isoladas, considerando a expansão proporcionada a partir de 1996 sob o advento da LDB. Elenca, ainda, considerações sobre o PDI e sua estrutura dinâmica de seus eixos, os quais são responsáveis pelo desenvolvimento das questões operacionais e estratégicas das instituições. O trabalho, ainda em seu escopo teórico, traz assertivas que consideram o IGC um referencial no contexto avaliativo e regulatório, orientando as atividades acadêmicas e administrativas em nível institucional. A metodologia, para tanto, se esmera em uma pesquisa predominantemente qualitativa, considerando uma entrevista semi-estruturada como instrumento de coleta de dados, utilizando, também, bases da pesquisa descritiva e explicativa no contexto metodológico. Os resultados permitem concluir, entre outros aspectos, que o IGC traz influencia no PPI das Instituições e orienta um processo de reflexão sobre o desenvolvimento institucional. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/113107
|
Date:
|
2013-11-27 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar