ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE E SEU IMPACTO NO RANKING DO ÍNDICE GERAL DE CURSOS
Show full item record
Title:
|
ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE E SEU IMPACTO NO RANKING DO ÍNDICE GERAL DE CURSOS |
Author:
|
Almeida, Dory Edson Salomão da Silva; Aguiar, Leonardo Ruan Dantas de; Queiroz, Jamerson Viegas; Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira; Batista, Maria do Carmo de Souza
|
Abstract:
|
O presente artigo tem como objetivo identificar as estratégias utilizadas pela UFRN e seu efeito sobre a pontuação obtida e conseqüente posição no ranking IGC Contínuo a partir da análise de dados coletados em bases de dados oficiais. Buscou-se dessa maneira, identificar as estratégias utilizadas que se relacionam com os processos de auto-avaliação institucional, bem como aquelas com relação direta com o desempenho dos alunos no ENADE e aquelas relacionadas com o Conceito Preliminar de Curso e com o Conceito CAPES. A metodologia empregada se consistiu em um Estudo de Caso em uma Universidade Federal do Nordeste do Brasil com abordagem quantitativa e qualitativa de caráter exploratório-descritivo. Os resultados encontrados evidenciam que os fatores que influenciaram o posicionamento da instituição avaliada no Ranking do IGC estão diretamente ligados às metas pactuadas, acompanhadas e alcançadas no REUNI pela instituição, bem como no efetivo funcionamento da coordenação desse projeto e da Comissão Própria de Avaliação da instituição e por fim a avaliação contínua da docência e conscientização dos alunos quanto ao ENADE. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/113080
|
Date:
|
2013-11-27 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar