PERFIL SOCIOECONÔMICO, DESEMPENHO ACADÊMICO E EVASÃO NO CURSO DE ENGENHARIA DE MINAS DA UFBA

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PERFIL SOCIOECONÔMICO, DESEMPENHO ACADÊMICO E EVASÃO NO CURSO DE ENGENHARIA DE MINAS DA UFBA

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Título: PERFIL SOCIOECONÔMICO, DESEMPENHO ACADÊMICO E EVASÃO NO CURSO DE ENGENHARIA DE MINAS DA UFBA
Autor: Souto, Daniela Cruz
Resumo: O Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI, instituído pelo Governo Federal através do Decreto nº 6.096, de 24 de abril de 2007, tem como meta global a elevação da taxa de conclusão média dos cursos de graduação presencial para 90% e por diretriz, entre outras coisas, a redução das taxas de evasão. O presente artigo visa examinar a relação entre o desempenho acadêmico, a evasão e o perfil socioeconômico de estudantes de graduação da Universidade Federal da Bahia. Considerando que já fora realizado um estudo pela Universidade sobre Evasão e Diplomação, onde foi identificado que o curso de Engenharia de Minas apresenta o maior percentual de evasão, foi escolhido esse curso para esta análise. Assim, busca-se verificar a relação entre o perfil socioeconômico do estudante, seu desempenho acadêmico e os índices de evasão na graduação. Foram analisadas turmas de ingressantes no curso no período de 2006 a 2010, onde foram utilizados dados do questionário socioeconômico, aplicado na inscrição do vestibular, além de dados do histórico escolar desses alunos. Os resultados desse estudo são importantes para aplicação de políticas de gestão da educação nesse curso.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/113071
Data: 2013-11-27


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