Pós-graduação em serviço social: apreensão e repercussões na inserção acadêmico-profissional dos egressos - PPGSS/UFSC
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
en |
dc.contributor.advisor |
Sarmento, Hélder Boska de Moraes |
en |
dc.contributor.author |
Borges, Maria Alice Pereira |
en |
dc.date.accessioned |
2013-12-06T00:17:08Z |
|
dc.date.available |
2013-12-06T00:17:08Z |
|
dc.date.issued |
2013 |
en |
dc.identifier.other |
320477 |
en |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107499 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Florianópolis, 2013. |
en |
dc.description.abstract |
Este estudo apresenta como objetivo geral analisar a apreensão dos egressos do PPGSS/UFSC sobre sua formação pós-graduada e as repercussões em sua inserção acadêmico-profissional. Tem como objetivos específicos delimitados: localizar a inserção acadêmico-profissional dos egressos do PPGSS/UFSC; reconhecer quais as repercussões da formação no curso de mestrado do PPGSS/UFSC na inserção acadêmico-profissional dos egressos; e relacionar as conexões entre a formação pós-graduada e a inserção acadêmico-profissional dos egressos do PPGSS/UFSC. As hipóteses construídas pressupõem que: 1) a formação em pesquisa no mestrado apresenta o mesmo grau de importância entre os mestres que deram continuidade a sua formação acadêmica e/ou atuam nas universidade e centros de pesquisa e os mestres que atuam em atividades técnicas, administrativas e outras no âmbito do Serviço Social; 2) a formação no mestrado repercute na consolidação (ou no fortalecimento) de uma atitude investigativa, considerando a inserção profissional dos egressos. Trata-se de uma abordagem qualitativa, procedendo-se a realização de pesquisa documental e de campo, considerando, respectivamente, a realização de pesquisa ao Currículo Lattes dos egressos e a entrevista semiestruturada com uma amostra de 8 (oito) sujeitos. Assim, os egressos do PPGSS/UFSC foram considerados conforme a sua inserção acadêmico-profissional e o desenvolvimento de projeto de pesquisa (mencionados) em seu Currículo Lattes. Para a seleção da amostra referente à pesquisa de campo, também levou-se em conta os egressos titulados até o ano de 2011, dividindo-se em dois grupos: os formados de 2003 a 2007 e os formados de 2008 a 2011. A discussão teórica-metodológica proposta, fundamentada no método crítico-dialético, priorizou retratar as conformações assumidas pela política educacional no país na atualidade, sobretudo na pós-graduação stricto sensu, ressaltando-se a concepção produtivista de educação, a discussão referente a flexibilização da formação e os desafios para a formação pós-graduada em Serviço Social. De forma geral, os dados teóricos e empíricos confirmaram as hipóteses de pesquisa, evidenciando como principal repercussão desta formação junto aos egressos pesquisados a qualificação do exercício profissional, a partir do fortalecimento da formação em pesquisa no mestrado, configurando substancialmente uma apreensão mais ampla da realidade no exercício da profissão, com base na percepção das demandas e contradições e no fortalecimento das competências profissionais (teóricas, investigativas e técnicas). Contudo, face às dificuldades apontadas quanto à realização de pesquisas no âmbito profissional, ressalta-se a necessidade de aprofundamento da formação em pesquisa na graduação e na pós-graduação. <br> |
en |
dc.description.abstract |
|
en |
dc.format.extent |
316 p.| grafs., tabs. |
en |
dc.language.iso |
por |
en |
dc.subject.classification |
Serviço social |
en |
dc.subject.classification |
Formação profissional |
en |
dc.title |
Pós-graduação em serviço social: apreensão e repercussões na inserção acadêmico-profissional dos egressos - PPGSS/UFSC |
en |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
en |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar