A geodiversidade da ilha de Santa Catarina: explorando seu valor didático no 6º ano do ensino fundamental

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A geodiversidade da ilha de Santa Catarina: explorando seu valor didático no 6º ano do ensino fundamental

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Title: A geodiversidade da ilha de Santa Catarina: explorando seu valor didático no 6º ano do ensino fundamental
Author: Alencar, Roberta
Abstract: A Ilha de Santa Catarina contém um cenário ímpar, composto por rica geodiversidade apreciada por moradores e visitantes, porém ainda pouco explorada nos espaços escolares. Nesse sentido o presente trabalho vem apresentar geossítios que contam a história da Terra a partir do contexto local. As áreas mapeadas estão inseridas nas proximidades da praia da Joaquina e abordam a formação das rochas mais antigas que afloram na ponta do Retiro e são provenientes da movimentação das placas tectônicas; o campo de dunas Lagoa da Conceição/Joaquina constituído por depósito eólico e resultante dos processos de transgressão e regressão marinha e a formação de solo a partir do granito Ilha, uma rocha abundante na Ilha de Santa Catarina. O local e a maneira de divulgar os conhecimentos sobre a geodiversidade foram as aulas de geografia e ciências, em espaços escolares seguindo a orientação de documentos oficiais e livros didáticos. A metodologia desenvolvida foi baseada em atividades artísticas, experiências e saída de estudos que visavam aproximar pesquisas científicas já concluídas, arte e contexto local dos educandos com objetivo de valorizar e conservar o patrimônio natural da Ilha de Santa Catarina. Durante a vivência com os educandos o principal desafio foi desenvolver a subjetividade para a compreensão deste conteúdo correspondente à uma escala de tempo geológico e amplo espaço geográfico. Sendo assim o uso de multimídia e a curiosidade dos educandos foram fundamentais no desenvolvimento deste trabalho comprometido em formar cidadãos mais reponsáveis e conectados com temas afetos à geodiversidade, assim como com as especificidades da Ilha de Santa Catarina <br>Abstract: The Island of Santa Catarina has a unique scenario, composed by a richgeodiversity that is few explored in teaching and learning environments.Then, the study deals with geosites related to the local context and ableto tell the geological history of the island. The mapped areas are locatednear/or at the Joaquina Beach, with the first one treating the older rocksof the island, outcropping at the Ponta do Retiro Geosite, and linked tothe plate tectonic movements occurred during the Brasiliano Cycle. TheLagoa da Conceição and Joaquina field dunes, constituted by aeoliandeposits related to the shoreline transgression and regression processes,and soil formation from Granito Ilha, one of the most abundantgeological unities in the Island of Santa Catarina, represent the othertwo geosites. The study was conducted with 6th grade students of theelementary level, at Geography and Natural Sciences classes, and themethodology was based on official guidelines and didactic books,supported by artistic activities and outdoors classes, so as to bring theArts and previous researches in the area close to the student?s personalexperience. This proximity to the schoolchild reality aims to mediate thevaluing and conserving of the natural heritage of the Island of SantaCatarina. When performing these activities one central challenge was todevelop the subjective understanding of the geological time duration,and the amplitude of geographic space. The use of media resources andthe curiosity of the students were fundamental to the development ofthis study, which is committed to the formation of more responsiblecitizens, who care about geodiversity, and about the specificities of theIsland of Santa Catarina.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Florianópolis, 2013
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107182
Date: 2013


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