Title: | Gestão do portfólio de produtos por meio do apoio à decisão multicritério: um estudo de caso em uma empresa multinacional de eletrodomésticos |
Author: | Souza, Marcel Viana de |
Abstract: |
Organizações onde a inovação, a agilidade e a flexibilidade, se constituem em fatores competitivos relevantes, a Gestão do Portfólio de Produtos (GPP) impacta diretamente em seus objetivos estratégicos. Em relação ao ambiente externo, sua atuação é essencial para que as necessidades dos consumidores sejam melhor atendidas. No ambiente interno, a GPP auxilia na simplificação dos processos. Neste contexto é desenvolvida a presente pesquisa onde o objetivo é construir um modelo de apoio à decisão, segundo os valores e preferências dos Gerentes de Marketing e de Tecnologia de uma companhia de eletrodomésticos, que evidencie, organize e mensure os aspectos críticos para o sucesso da GPP e permita seu monitoramento e contínuo aperfeiçoamento. Para alcançar tal objetivo, a pesquisa iniciou com um processo de seleção e análise de artigos científicos. Seu propósito foi reunir trabalhos relevantes já publicados sobre o tema "Avaliação de Desempenho da Gestão do Portfólio de Produtos", identificando seus pontos fortes e fraquezas. Com isso, obteve-se, a pergunta e objetivo de pesquisa, direcionando o trabalho no sentido de fazer uso dos pontos fortes e suprir as fraquezas explicitadas. A seguir, o estudo fez uso de uma abordagem quali-quantitativa aplicada em forma exploratória a um Estudo de Caso. O instrumento de intervenção utilizado foi à metodologia MCDA-C, por permitir a expansão do conhecimento nos decisores acerca das consequências de suas decisões nos aspectos que eles julgam críticos para o sucesso da companhia. Entre os resultados do estudo estão a identificação, organização e mensuração ordinal e cardinal de 44 critérios. Além disso, foi realizada sua integração, a partir da identificação das taxas de compensação; o diagnóstico da situação atual; e, a elaboração de ações de aperfeiçoamento. <br> Abstract: Organizations where innovation, agility and flexibility, constitute relevant competitive factors, the Portfolio Management Products (PPM) impacts directly on its strategic objectives. In relation to the external environment, its performance is critical to consumers' needs are best met. In the internal environment, PPM helps in streamlining processes. In this context the present research is developed where the goal is to build a model of decision support, based on the values and preferences of Marketing and Technology Managers of an appliance company, giving evidence, organize and measure critical aspects to the success of PPM and allow its monitoring and continuous improvement. To achieve this objective, the research began with a process of selection and analysis of scientific papers. His purpose was to gather relevant work already published on the topic "Performance Evaluation of Portfolio Management Product", identifying their strengths and weaknesses. Thus, we obtained the question and research objective, directing the work to make use of the strengths and overcome the weaknesses explained. Next, the study used a qualitative and quantitative approach applied in an exploratory way to a Case Study. The intervention instrument used was the MCDA-C methodology, allow for the expansion of knowledge in decision makers about the consequences of their decisions in ways that they deem critical to the success of the company. Among the study's findings are the identification, organization and measurement ordinal and cardinal criteria of 44. Additionally, its integration was performed from the identification rates of compensation; diagnosis of the current situation, and the elaboration of improvement. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2013 |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107161 |
Date: | 2013-12-05 |
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