Planejamento educacional baseado em cenários prospectivos na educação a distância

DSpace Repository

A- A A+

Planejamento educacional baseado em cenários prospectivos na educação a distância

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Catapan, Araci Hack en
dc.contributor.author Ribas, Júlio César da Costa en
dc.date.accessioned 2013-12-05T22:31:18Z
dc.date.available 2013-12-05T22:31:18Z
dc.date.issued 2013 en
dc.identifier.other 320148 en
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106837
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2013 en
dc.description.abstract O presente estudo tem por objetivo analisar, no âmbito da educação a distância, as contribuições do método preconizado por Juares Thiesen para construção e análise de cenários prospectivos, aplicado ao planejamento educacional, com o aporte da Gestão do Conhecimento. Embora diversos estudos destaquem a importância do planejamento em EaD, estudos consistentes ainda são escassos. Os Estudos Prospectivos e a Construção de Cenários constituem uma abordagem utilizada pelas organizações para antever e projetar a realidade a longo prazo, o que pode contribuir para a superação das dificuldades de planejamento da EaD. O estudo, conduzido pelas abordagens quantitativa e qualitativa, utilizou para desenvolvimento de seu processo a técnica de pesquisa-ação, organizada em cinco etapas: exploratória; adaptação; aplicação; análise; e resultados. Na etapa exploratória, procede-se o estudo sobre os pilares que sustentam a presente pesquisa: os estudos prospectivos, a educação a distância e o método para construção e análise de cenários prospectivos proposto por Thiesen. A etapa de adaptação visa à análise aprofundada do método proposto, com o objetivo de viabilizar sua aplicação, em ambiente acadêmico e situação real. A etapa de aplicação estrutura a aplicação do método por meio de oficinas. Na etapa de análise é realizada a verificação de consistência e a análise das contribuições do método ao planejamento educacional, realizadas por questionários e entrevistas em uma instituição pública de ensino superior. Na etapa de resultados procede-se a análise geral, sendo elaboradas as conclusões finais da pesquisa. O estudo evidencia a importância do método para construção e análise de cenários prospectivos no âmbito da educação a distância e demonstra como o planejamento baseado em cenários prospectivos contribui para a geração de uma estratégia efetiva, extrapolando as tendências e considerando os aspectos do futuro e as incertezas. Constitui ainda uma contribuição técnica e científica, pois, além de investigar a aplicação de um método singular, com foco na área educacional, apresenta as especificidades e necessidades de sua aplicação, em situação real, para a educação a distância. Aprofunda conceitos de planejamento da EaD, planejamento estratégico, construção de cenários e inovação relacionados com a Gestão do Conhecimento, exigindo assim diálogo e interação entre distintas áreas e exercício da prática interdisciplinar. en
dc.format.extent 343 p.| il., grafs., tabs. en
dc.language.iso por en
dc.subject.classification Engenharia e gestão do conhecimento en
dc.subject.classification Ensino a distancia en
dc.subject.classification Planejamento educacional en
dc.title Planejamento educacional baseado em cenários prospectivos na educação a distância en
dc.type Tese (Doutorado) en
dc.contributor.advisor-co Spanhol, Fernando José en


Files in this item

Files Size Format View
320148.pdf 4.723Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar