O Ensino de projetos arquitetônicos e o espaço atelier: uma abordagem ergonômica

DSpace Repository

A- A A+

O Ensino de projetos arquitetônicos e o espaço atelier: uma abordagem ergonômica

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Merino, Eugenio Andrés Díaz en
dc.contributor.author Feiber, Fúlvio Natércio en
dc.date.accessioned 2013-12-05T22:04:34Z
dc.date.available 2013-12-05T22:04:34Z
dc.date.issued 2013-12-05
dc.identifier.other 284360 en
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106714
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2010 en
dc.description.abstract O presente trabalho propõe um modelo de ensino em disciplinas de projeto arquitetônico. Neste sentido parte da ergonomia cognitiva aplicada aos ateliês de projeto do curso de arquitetura e urbanismo. Para tal, é estruturado em etapas de investigação onde inicialmente organiza-se o referencial teórico dos diversos temas abordados na pesquisa; em seguida apresenta-se um panorama geral do ensino de arquitetura no Brasil; posteriormente, averigua-se a percepção de discentes e docentes por meio de representações gráficas mentais e aplicação de questionários, abordando as relações entre a elaboração de desenhos manuais e o desenvolvimento da percepção espacial sob e enfoque da ergonomia cognitiva; por fim elabora-se e aplica-se um modelo de ensino concentrando-se nos laboratórios acadêmicos de projeto, os ateliês. Para realização desta última etapa, é apresentado estudo de caso, o curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Assis Gurgacz, em Cascavel - PR. Como resultados e considerando o uso da computação gráfica, verificou-se a influência dos arranjos físicos e organizacionais no desempenho dos discentes, bem como a associação do arquiteto como aquele que domina a graficação manual. A relevância dos resultados traz a eficiência no que concerne à maior permanência em sala quando do re-arranjo físico e organizacional do layout do ateliê acompanhado de maior discussão entre os participantes. Constatou-se também melhoria da qualidade projetual face à metodologia de ensino. A relação ensino/aprendizagem de projeto não segue uma linearidade objetiva e de fácil mensuração e, neste sentido, o aprendizado se efetiva de maneira complexa onde as diversas problemáticas do projeto devem ser avaliadas e debatidas. Os estudos, que permeiam os campos objetivo e subjetivo, por isso, de competência da Ergonomia, podem colaborar com o desenvolvimento de novas práticas em outras áreas profissionais relacionadas à elaboração e concepção de projetos, propiciando melhor eficiência nos processos de criação e produção. en
dc.format.extent 205 p.| il., grafs., tabs. en
dc.language.iso por en
dc.subject.classification Engenharia de produção en
dc.subject.classification Ergonomia en
dc.subject.classification Projeto arquitetonico en
dc.subject.classification Estudo e ensino en
dc.subject.classification Arquitetura en
dc.title O Ensino de projetos arquitetônicos e o espaço atelier: uma abordagem ergonômica en
dc.type Tese (Doutorado) en


Files in this item

Files Size Format View
284360.pdf 3.222Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar