Transição de operador logístico para integrador logístico: um estudo de caso

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Transição de operador logístico para integrador logístico: um estudo de caso

Mostrar registro completo

Título: Transição de operador logístico para integrador logístico: um estudo de caso
Autor: Cristofaro, Valéria Cardieri de
Resumo: O propósito deste trabalho foi analisar os principais atributos necessários para que um terceirizador de serviços logísticos se transforme em integrador logístico, proporcionando eficiência na gestão da cadeia de suprimentos para seus clientes. A metodologia utilizada foi um estudo de caso onde foram analisadas as ações implementadas pela SADI do Brasil - empresa de Comércio Exterior do Grupo Fiat, para atender seu cliente, Case New Holland, na importação de partes e peças de fornecedores europeus para a fabricação de máquinas agrícolas no Brasil. Os resultados mostraram que a capacidade tecnológica exerce papel preponderante na gestão da cadeia como um todo e que sem o investimento no desenvolvimento de Sistema de Informações e Comunicação em interface com os sistemas dos clientes e dos operadores logísticos envolvidos no processo não é possível gerenciar a operação de forma eficiente. Os resultados do trabalho permitiram verificar que o grau de integração e parceria estabelecido entre o contratante e o integrador logístico apresentou-se como fator determinante para a transição da SADI de operador logístico para integrador logístico. Constatou-se, pela análise dos fatores-chave de desempenho, que houve a redução efetiva do tempo de chegada dos materiais até as fábricas e armazéns, objetivo principal do cliente, o que consolida o posicionamento da SADI neste novo modelo de negócio. Por fim, pôde-se concluir que a transformação de um prestador de serviço logístico em quarteirizador de serviços logísticos representa um desafio atual para as empresas do setor, como forma de ampliar a gestão da cadeia de suprimentos para os clientes, incorporando novas competências e habilidades estratégicas para se consolidarem como integradores logísticos.Research that reports the importance of continuous search for multiple tools that allows the promotion of competitiveness in the automotive industry, before the frenetic international scene. Demonstration of the development of strategies to market from the global economy and the fall of the borders between countries, driven primarily by a worsening of the competition. Due to the tentative to add value to the product, emerges the need to implement concepts, methods and tools in the logistical organization and its supply chain. Special emphasis on customs drawback as an effective resource to achieve competitiveness, defined as tax incentive to reduce the export price of a motor vehicle intended for export. The deployment of the special customs regime of foreign trade logistics enables the flow of international raw materials, facilitating better screening of suppliers in a global sourcing context. In this sense, the scheme is also analyzed from the focus of a marketing strategy applied to the international automotive industry with the objective of creating competitive advantages and improve their stock of suppliers and quality of inputs used. According to its methodology, this research is structured in a case study, describing most of times, qualitative data in a descriptive bibliographic environment. This research demonstrates a business case application into Fiat Automoveis. It describes drawback#s main characteristics and functionalities presented by international trade, logistic and international marketing's aspects. Thus, it presents the measurable results provided by the association of this resource into export and import process, based on Brazilian regulation. The obtained results at the end of this research justified general and specific objectives since they proved mathematically customs drawback regime as one more effective tool in the quest for corporate competitiveness.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil, Florianópolis, 2009
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106661
Data: 2013-12-05


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
274169.pdf 2.583Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar